Tribunal de Roraima implanta círculos de construção de paz no abrigo feminino

Você está visualizando atualmente Tribunal de Roraima implanta círculos de construção de paz no abrigo feminino
Foto: Nucri TJRR
Compartilhe

A Unidade de Justiça Restaurativa (UNIJUR) do Tribunal de Justiça de Roraima, coordenada pelo juiz Marcelo Lima Oliveira, está implementando no Abrigo Institucional Pastor Josué da Rocha Araújo (Abrigo Feminino) os Círculos de Construção de Paz (CCPAZ) como uma ferramenta fundamental para prevenir e resolver conflitos, promover a cultura de paz e fomentar novas normas de comunicação não violenta e restaurativa.

Com a participação de 40 servidoras e 20 adolescentes acolhidas, os Círculos de Construção de Paz serão realizados em turmas separadas, a fim de garantir uma abordagem personalizada e eficaz para cada grupo. As atividades iniciaram no dia 11 e seguem até 15 de março. Os primeiros dias foram dedicados exclusivamente às servidoras, reconhecendo a importância de acolher e ouvir as dificuldades e desafios enfrentados diariamente na instituição de acolhimento.

Segundo a chefe da unidade de Justiça Restaurativa e responsável pelo projeto, Valeska Carvalho, nesse primeiro momento o tema dos Círculos de Construção de Paz é ‘Superando Traumas’, tendo o objetivo de melhorar o ambiente de trabalho e trabalhar a resiliência das servidoras e das acolhidas.

“O projeto é para empoderar essas pessoas para que elas tenham meios de lidar melhor com situações difíceis, para melhorar o ambiente de trabalho, de treiná-las numa comunicação não violenta, mais assertiva”.

Ao adotar os Círculos de Construção de Paz, o Abrigo Feminino demonstra o comprometimento em proporcionar um ambiente onde conflitos são resolvidos de maneira construtiva e relações são fortalecidas através do diálogo e da compreensão mútua.
De acordo com a gerente de Abrigo, Clisaida Rejani Jimenez, essa parceria com o Tribunal de Justiça de Roraima, por meio da Justiça Restaurativa, veio no melhor momento.

“Percebe-se uma parceria e um cuidado com aqueles que oferecem esse tipo de acolhimento, que necessitam de um tratamento mais humanizado. Todas as servidoras e meninas acolhidas são encaminhadas para atendimento psicológico, buscando promover um ambiente de apoio integral”, ressaltou a gerente.

Círculo de construção de paz

O Círculo de Construção de Paz (CCPAZ) é uma ferramenta da Justiça Restaurativa, que surge como uma alternativa ao modelo punitivista. A dinâmica consiste na criação de um espaço seguro para reflexão e troca de experiências que, de forma orientada, permite a construção de relacionamentos, a tomada de decisões e resolução de conflitos de forma eficiente. A escolha pela abordagem circular permite que todos os participantes se enxerguem e sejam vistos igualmente, no mesmo nível. O formato reforça a horizontalidade das relações dentro do processo, em que todos importam e são valorizados.

Fonte: TJRR

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais