Tribunal de MT reforça importância de iniciativas para enfrentamento ao assédio

Você está visualizando atualmente Tribunal de MT reforça importância de iniciativas para enfrentamento ao assédio
Foto: TJMT
Compartilhe

Situações classificadas como assédio moral geralmente provocam impactos negativos na vida de qualquer pessoa, independente da idade, do grau de escolaridade e até de conhecimento. Essa conduta, classificada como humilhante e constrangedora, é assunto levado a sério pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

O impacto de atitudes abusivas podem provocar prejuízos na saúde de todos os profissionais que atuam nas mais variadas unidades judiciais no estado. A meta na Justiça estadual é combater qualquer tipo de abuso, de pressão e até mesmo de possível perseguição que possa levar pessoas a desenvolver doenças, como estresse ocupacional.

Na visão da presidente do TJMT, desembargadora Maria Helena Póvoas, qualquer atitude impensada, irresponsável, mesmo que velada, pode causar danos irreversíveis à saúde, inclusive o desenvolvimento de depressão. E o cuidado constante com o bom clima organizacional gera relações interpessoais saudáveis dentro de um ambiente seguro e prazeroso. “Sempre é aconselhável e humanamente correto criar limites no trato com as pessoas, para que todos e todas ajam com ética e, naturalmente, com respeito ao próximo.”

Para promover essas questões, o TJMT tem investido na realização de ações por meio das comissões de Prevenção e Enfrentamento a Assédio Moral, Sexual e Discriminação; de Saúde; e de Acessibilidade e Inclusão, com diversos debates sendo realizados. Na última semana de julho, foi realizado curso on-line sobre a temática, com a participação e engajamento das comissões para reforçar que a administração da Justiça estadual se preocupa diariamente com a saúde física, mental e psíquica dos profissionais das 79 comarcas.

Fonte: TJMT

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão de pessoas