Tribunal de Mato Grosso alerta população para golpe dos precatórios

Você está visualizando atualmente Tribunal de Mato Grosso alerta população para golpe dos precatórios
Precatórios são requisições de pagamento expedidas pelo Poder Judiciário após condenação judicial definitiva. Foto: Arquivo
Compartilhe

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) alerta a sociedade sobre uma tentativa de fraude que usa o nome da instituição, chamada de golpe dos precatórios. Por meio de aplicativo de mensagens, golpistas se passam por advogados e advogadas e comunicam que o pagamento de um processo referente a dívidas judiciais do Poder Público com a vítima, foi autorizado. Porém, para acessar o valor, a pessoa deve pagar uma guia em nome de uma pessoa física.

O juiz conciliador da Central de Conciliação dos Precatórios do TJMT, José Luiz Leite Lindote, conta que o golpe ocorre em todo o Brasil. Ele explica que a Central não telefona e nem manda mensagens de WhatsApp para as partes. “Toda a comunicação é feita no processo e não existe cobrança nenhuma de taxa.”

O pagamento de precatórios obedece uma ordem cronológica de apresentação de cada entidade devedora. “O pagamento é feito pelo Tribunal de Justiça diretamente ao credor, em conta corrente ou conta poupança indicada no processo e só pode ser feito em conta bancária cujo credor é o titular”, completa Lindote.

Dúvidas sobre precatórios no TJMT devem ser encaminhadas para o e-mail sec.auxiliarpresidencia@tjmt.jus.br ou pelo telefone (65) 3617-3539.

Fonte: TJMT

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade