TJCE implanta sistema de arquivo que economiza até 60% de espaço

Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) implantou sistema de arquivo deslizante, que tem como principal benefício a otimização da área utilizada para guardar documentos. A economia de espaço é de até 60%, quando comparado com o arquivo tradicional.

 

A assessora institucional do TJCE, Lúcia Carvalho Cidrão, explicou que a nova ferramenta foi adquirida em função da devolução do acervo processual do Poder Judiciário cearense, que antes se encontrava sob guarda externa.

A capacidade instalada é para cerca de 50 mil caixas tipo box, onde se encontram acondicionados processos arquivados ou digitalizados. Até a primeira quinzena de julho deste ano, será iniciada a implantação do mesmo sistema no Fórum Clóvis Beviláqua, com estrutura para receber igual quantidade de caixas. No Tribunal, o trabalho está à cargo do Departamento de Gestão de Documentos, que tem à frente a servidora Ismênia Linhares. De acordo com Lúcia Cidrão, já se encontra em fase de implantação o Programa de Gestão Documental (Proged), cuja finalidade é instituir política para essa área.

Um dos pontos do Proged é a tabela de temporalidade que tem por objetivo definir prazos de guarda e destinação de documentos. “Hoje, como não temos esse prazo definido, guardamos tudo. Com a tabela, a tendência é ter redução da massa documental”, disse a assessora institucional. Além de economizar espaço, o arquivo deslizante facilita a localização das caixas e as operações de remanejamento do acervo.

Do TJCE