Supremo realiza eleição para novos membros do CNJ nesta quinta (19/8)

Você está visualizando atualmente Supremo realiza eleição para novos membros do CNJ nesta quinta (19/8)
Foto: Gilmar Ferreira/CNJ
Compartilhe

Em sessão administrativa marcada para as 14h desta quinta-feira (19/8), o Supremo Tribunal Federal (STF) escolherá dois nomes para compor o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Uma vaga é para desembargador ou desembargadora e a outra é para juiz ou juíza de Tribunal estadual.

O processo está sendo realizado em decorrência da proximidade do término do mandato de seus atuais ocupantes. A lista de concorrentes e respectivos currículos estão disponibilizados na página do STF. Na sessão, caberá a cada ministro e ministra votar no nome de uma pessoa por vaga.

A seleção teve início em 28 de junho, com a publicação do edital de convocação no Diário da Justiça Eletrônico (DJe) do STF. Ministros e ministras do Supremo poderão apresentar nomes para concorrer, independentemente da inscrição voluntária.

Quem obtiver maioria absoluta dos votos será indicado. Caso nenhum concorrente alcance esse índice, será realizada nova votação, em que concorrerão quem obteve as duas maiores votações na etapa anterior. Na segunda etapa, a votação é por maioria simples. No caso de empate, a pessoa mais antiga na carreira será escolhida.

Os nomes dos escolhidos serão publicados no DJe e no site do Supremo.

Fonte: STF