Solução em inteligência artificial atinge mais de 145 mil processos no DF

Você está visualizando atualmente Solução em inteligência artificial atinge mais de 145 mil processos no DF
Arte: TJDFT
Compartilhe

O Toth, solução em inteligência Artificial que objetiva recomendar classe e assuntos processuais para a pessoa que utiliza o sistema Processo Judicial eletrônico (PJe), ultrapassou a marca de mais de 145 mil processos utilizados para seu aprendizado. A ferramenta foi desenvolvida e é utilizada no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).

A solução inicialmente utilizou cerca de 17 mil processos para seu treinamento e era capaz de recomendar 22 classes e 50 assuntos. Mas como o Toth foi projetado e desenvolvido para fazer uso da inteligência coletiva, ele obtém as classificações das petições iniciais feitas por quem usa o PJe e aprende novos códigos. Por meio desta técnica, o Toth aumentou seu arcabouço e hoje é capaz de recomendar 52 classes e 185 diferentes tipos de assuntos, após análise de 145.134 processos.

Em dezembro, o TJDFT iniciou a expansão da ferramenta para 128 novas varas, que recebem a recomendação na tela que analisa as petições iniciais do processo no sistema PJe. As competências selecionadas pela Coordenadoria de Sistemas e de Estatísticas da Primeira Instância foram: Cível, Família, Órfãos e Sucessões, e Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. As demais competências não contempladas nessa expansão estão agendadas para o ano de 2022.

O projeto foi desenvolvido pela Assessoria de Ciência de Dados do TJDFT, com o auxílio da 1ª Vice-Presidência, da Secretaria Geral, da Secretaria de Tecnologia da Informação, do Núcleo de Integração do PJe e do Núcleo Permanente de Sistemas da Primeira Instância.

Fonte: TJDFT

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados