Sessão solene e palestras internacionais marcam 31 anos do Judiciário de RR

Você está visualizando atualmente Sessão solene e palestras internacionais marcam 31 anos do Judiciário de RR
Foto: TJRR
Compartilhe

O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) completou 31 anos na segunda-feira (25/4). Para celebrar a data, a instituição realizou diversas atividades reunindo magistrados, magistradas, servidores, servidoras, representantes de órgãos públicos e sociedade.

Durante sessão solene especial comemorativa, realizada pela manhã no Fórum Advogado Sobral Pinto, o presidente do TJRR, desembargador Cristóvão Suter, destacou que os 31 anos do Judiciário roraimense são fruto de trabalho, desafios e conquistas, devido a profissionais que desempenharam e desempenham, com retidão e dedicação, funções nas diversas áreas da Justiça. “Somos incentivados a continuar trabalhando firmes por uma justiça cada vez mais humana e solidária. Registro aqui os meus mais sinceros agradecimentos a todos os homens e mulheres que fazem a grandeza do Poder Judiciário de Roraima.”

Logo após, o membro da Suprema Corte do Arizona, nos EUA, Clint Bolick, trouxe para discussão o tema “Independência do Judiciário e o futuro das Américas”. Bolick afirmou ter se surpreendido ao conhecer as atividades realizadas pelo TJRR, principalmente por levar a Justiça para mais perto das pessoas. “Eu fiquei impressionado ao saber o que a corte de Roraima está fazendo para levar a Justiça para as comunidades que não tinham acesso. Durante a pandemia da Covid-19 foi difícil. Ver o que vocês conseguiram fazer aqui foi realmente inspirador.”

Bolick foi homenageado com o diploma Mérito Judiciário. E, às 16h, ainda apresentou a palestra “O Modelo Estadunidense de Justiça: história, princípios, evolução e desafios”. Os encontros foram transmitidos ao vivo no canal do TJRR no YouTube, com tradução simultânea do inglês para o português. Os eventos da manhã e tarde foram acompanhadas por 483 pessoas.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Roraima (OAB/RR), Ednaldo Vidal, parabenizou as pessoas que compõem o Tribunal de Justiça. “A OAB, como parceira da sociedade, parceira do sistema de justiça está aí para apoiar e estar presente para parabenizar todas as ações do tribunal.” Já o estudante José Gabriel Oliveira Rodrigues, que assistiu a solenidade, ressaltou a importância da palestra para a formação. “A palestra foi nota dez, nós aprendemos muito e eu fico agradecido ao TJRR pela oportunidade.”

Fonte: TJRR

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade