Semana Justiça pela Paz em Casa agenda cerca de mil audiências no Amazonas

Você está visualizando atualmente Semana Justiça pela Paz em Casa agenda cerca de mil audiências no Amazonas
Foto: Raphael Alves/TJAM
Compartilhe

Cerca de mil audiências estão pautadas para a 18ª Semana Justiça pela Paz em Casa nas comarcas do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), de 16 a 20 de agosto. O objetivo é dar andamento a processos relacionados à violência contra a mulher, como previsto na Lei Maria da Penha.

A programação anterior ocorreu em março, com audiências de instrução e julgamento, retratação e de acolhimento, realizadas somente por videoconferência, em razão da pandemia da Covid-19. Para esta nova edição da semana, os três Juizados Especializados no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (“Juizados Maria da Penha”) de Manaus têm agendadas 530 audiências e também promoverão atividades de orientação e acolhimento.

No interior, dados informados pelas secretarias das comarcas apontam para 459 audiências pautadas para o período, que serão realizadas tanto com pessoas presentes nos fóruns como por videoconferência. A comarca de Benjamin Constant (AM) foi a que pautou o maior número de audiências para o período de esforço concentrado: 62.

Na 1ª Vara de Manacapuru (AM), serão realizadas 40 audiências, de forma híbrida, durante a programação. Além disso, a equipe fará um mutirão, tendo filtrado 540 processos relativos à Lei Maria da Penha para serem movimentados. A diretora de Secretaria da Vara, Sigrid Almeida, afirma que durante a programação toda a equipe está envolvida para dar andamento aos processos.

Na 1ª Vara de Iranduba (AM), a juíza Aline Kelly Marcovicz Lins explica que as 12 audiências pautadas para a semana serão realizadas por videoconferência, mas que partes ou testemunhas que não tiverem acesso à internet podem comparecer em juízo para serem ouvidas no Fórum. “A medida foi adotada para preservar a saúde dos envolvidos, evitando aglomeração e a presença de vários indivíduos em um mesmo ambiente fechado, a sala de audiências.”

Ela ressalta que, como a equipe foi informada no início do ano sobre as datas da semana, conseguiu organizar a tempo a realização das audiências dos processos, buscando instruir e julgar tanto feitos mais antigos quanto mais recentes. “As Semanas da Paz em Casa possibilitam que se possa dar atenção especial a esse tipo de delitos que tanto assolam a sociedade e assim dar a celeridade processual a tais casos”, observou Aline Lins.

Entre outras comarcas que possuem pauta para a semana, estão: Amaturá, Anori, Apuí, Autazes, Benjamin Constant, Beruri, Caapiranga, Itacoatiara, Japurá, Juruá, Lábrea, Manicoré, Maués, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Santa Izabel do Rio Negro, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Urucará, Santo Antônio do Icá e o Termo Tonantins.

Além disso, mais comarcas já realizaram neste ano audiências em processos sobre o assunto e têm agendadas outras para datas fora da programação, pois os processos tramitam individualmente, cada qual com movimentação própria, e os agendamentos ocorrem normalmente durante todo o ano.

Fonte: TJAM