Semana da Conciliação: Justiça Federal da 4ª Região foca em meios digitais

Você está visualizando atualmente Semana da Conciliação: Justiça Federal da 4ª Região foca em meios digitais
Foto: TRF4
Compartilhe

Desde segunda-feira (30/11) até sexta-feira (4/12), é realizada em todo o país a 15ª Semana Nacional da Conciliação. O evento é promovido anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e neste ano traz o tema “Conciliação: menos conflito, mais resultado”. No Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o começo do evento contou com a participação da coordenadora do Sistema de Conciliação do TRF4 (Sistcon), desembargadora federal Taís Schilling Ferraz. Assim, foi gravado um vídeo, veiculado no “PertenSer”, plataforma de comunicação direta entre os magistrados da região.

Em razão da pandemia da Covid-19, as audiências conciliatórias estão sendo realizadas de forma totalmente remota. Destacam-se algumas das matérias que serão tratadas via Fórum de Conciliação Virtual (FCV) e propostas juntadas aos autos dos processos: auxílio emergencial, poupança, danos morais e materiais, meio ambiente, crédito comercial, reclamação processual sobre desapropriação, incapacidade e auxílio-doença, aposentadoria por idade rural e urbana e pensão por morte.

A maioria dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscons) das três Seções Judiciárias (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) e o Sistema de Conciliação do TRF4 participam pautando processos em matérias diversas. Alguns destes são litígios complexos, sendo a via autocompositiva uma solução mais simplificada. Toda produção realizada durante a Semana Nacional da Conciliação será contabilizada pelo CNJ por meio do sistema DataJud.

Fonte: TRF4