Seção Judiciária do Ceará lança livro em celebração aos 100 anos de atuação no estado

Você está visualizando atualmente Seção Judiciária do Ceará lança livro em celebração aos 100 anos de atuação no estado
Compartilhe

Neste ano, a Justiça Federal do Ceará completa 100 anos de atuação no estado. O centenário resulta do somatório de 46 anos de exercício desde a efetiva instalação da seccional até a sua extinção, em 1937, com os 56 anos de funcionamento a partir da sua reinstalação, em 1967, até 2021. Para celebração da data histórica, será realizada uma solenidade no dia 16/11, às 15h, no auditório do edifício-sede, ocasião em que haverá o lançamento do livro que narra a memória institucional da Justiça Federal do Ceará ao longo desse período.

A publicação alusiva aos 100 anos de atuação da Justiça Federal do Ceará foi elaborada após pesquisas históricas realizadas pelo juiz federal José Maximiliano Machado Cavalcanti, idealizador da iniciativa. “O projeto foi concebido a partir da necessidade de explorar a experiência inicial do Poder Judiciário Federal na Velha República, ao ser implantado o federalismo no Brasil, e pretende complementar a publicação disponibilizada por ocasião do jubileu de ouro da reinstalação, comemorado no ano de 2017”, explicou.

Segundo o diretor do Foro, juiz federal Alcides Saldanha Lima, a consolidação das informações históricas da Justiça Federal “resgata, preserva e divulga importante acervo documental sobre fatos, pessoas e suas relações ao longo de um expressivo tempo cronológico. É uma contribuição para o início do resgate do patrimônio cultural e histórico do Poder Judiciário brasileiro, no geral, e da Justiça Federal do Ceará, no particular”.

Fonte: TRF5

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária