Resultado do Prêmio Viviane do Amaral 2025 será divulgado em nova data

Você está visualizando atualmente Resultado do Prêmio Viviane do Amaral 2025 será divulgado em nova data
Compartilhe

Os projetos e iniciativas inscritos no Prêmio CNJ Juíza Viviane do Amaral – edição 2025 seguem em análise e serão divulgados oficialmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 28 de julho, previsto inicialmente para 4 de julho. Já a data de entrega do prêmio continua prevista para 26 de agosto, em solenidade em Brasília (DF). 

O reconhecimento público de boas práticas para o combate à violência contra a mulher foi criado pelo CNJ por meio da Resolução CNJ n. 377/2021. O prêmio homenageia a memória da juíza do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) Viviane Vieira do Amaral, vítima de feminicídio praticado pelo ex-marido em dezembro de 2020. 

O prêmio é concedido em seis categorias: Tribunais; Magistrados; Atores do sistema de Justiça Criminal (Ministério Público, Defensoria Pública, advocacia e servidores); Organizações não governamentais; Mídia; e Produção acadêmica. 

O objetivo do prêmio é dar visibilidade a ações de prevenção e combate à violência familiar e doméstica e incentivar a implementação de mecanismos de proteção apropriados e acessíveis para prevenir a violência futura ou em potencial contra mulheres e meninas. 

A disseminação das práticas também tem a intenção de conscientizar os integrantes do Poder Judiciário sobre a necessidade de vigília permanente no enfrentamento a esse tipo crescente de violência. 

Agência CNJ de Notícias