Redução do expediente em comarcas do interior de PE não viola norma do CNJ

Você está visualizando atualmente Redução do expediente em comarcas do interior de PE não viola norma do CNJ
Fórum da comarca de Petrolina. Foto: Assis Lima/TJPE
Compartilhe

Decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) considerou regular a redução do horário de funcionamento das unidades judiciárias no interior de Pernambuco. A jornada de seis horas diárias, das 7h às 13h, havia sido questionada pela seccional pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PE). No entendimento do conselheiro Richard Pae Kim, relator do Procedimento de Controle Administrativo 0009341-45.2021.2.00.0000, a resolução editada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) em novembro de 2021 para limitar o horário de atendimento presencial não viola qualquer diploma legal ou resolução do CNJ.

Acesse a decisão

O funcionamento das unidades judiciárias em território nacional foi disciplinado pelo CNJ a partir da edição das Resoluções n. 88/2008 e 340/2020. “A Resolução n. 340 não estabeleceu nem a duração, nem os horários inicial e final do atendimento ao público, deixando os tribunais livres para fixá-lo, contanto que o funcionamento ocorra de segunda a sexta-feira e que sejam atendidas as peculiaridades locais e ouvidas as funções essenciais à administração da Justiça, mantendo-se, sem prejuízo, o plantão judiciário, presencial ou virtual”, afirmou o conselheiro no texto da decisão, proferida nessa quinta-feira (20/1).

O TJPE justificou a decisão de reduzir o expediente das suas unidades judiciárias do interior com razões históricas e culturais. Nessas comarcas, o expediente concentrado no período da manhã coincide com o maior fluxo de pessoas na cidade e com o funcionamento dos demais órgãos de estado, em especial da prefeitura. Outra particularidade das unidades da Justiça do interior do estado é a falta de pessoal. O fórum aberto à tarde representava um desperdício de recursos, dada a baixa procura pelos serviços no período vespertino e a necessidade de mobilizar serviços de limpeza e segurança para garantir o funcionamento adequado das instalações do tribunal.

Autonomia administrativa

“É provável que o expediente presencial reduzido venha sendo prejudicial a uma parcela dos advogados e dos jurisdicionados, mas ainda assim uma parcela reduzida – o que, por si só, não configura situação injusta apta a ensejar a revogação de uma resolução editada por um tribunal no pleno e legítimo exercício de sua autonomia administrativa”, afirmou o conselheiro. Por força do art. 96 da Constituição Federal, os tribunais possuem autonomia para definir o expediente forense. O conselheiro relator listou precedentes fixados nos últimos anos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pelo próprio CNJ sobre o tema.

Encerrar o expediente presencial às 13h não impede o atendimento da população e de advogados e advogadas no período da tarde, segundo o relator do PCA. O acesso à Justiça foi ampliado com a alternativa da comunicação por meio virtual, via internet, a partir de março de 2020. Em função da pandemia da Covid-19, o CNJ editou norma para autorizar os tribunais a adaptar suas “dinâmicas de trabalho à situação atualmente vivida, inclusive no que diz respeito a horários para atendimentos e prática de atos processuais presenciais”, afirmou o conselheiro Pae Kim em sua decisão.

A redução do expediente dos fóruns para seis horas tampouco implicou em redução da jornada das equipes do TJPE. A Resolução CNJ n. 88/2008 definiu a carga jornada de trabalho dos servidores do Judiciário brasileiro em oito horas diárias e 40 horas semanais, com a possibilidade de autorizar a cumprir sete horas por dia de trabalho, sem interrupção. “Ademais, o atendimento presencial permanece sendo prestado por período considerável de tempo, durante maior procura do dia – e paralelamente a isso, implantaram-se os atendimentos virtuais e à distância, de modo que, havendo necessidade, é possível ter acesso às unidades judiciárias do interior também de forma remota, inclusive no período da tarde”, afirmou Pae Kim.

Manuel Carlos Montenegro
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária