Projeto de constelação familiar chega em agosto à Justiça paraense

Você está visualizando atualmente Projeto de constelação familiar chega em agosto à Justiça paraense
Compartilhe

Ajudar a solucionar os conflitos emocionais e disputas de sentimento que chegam ao Judiciário é o intuito do projeto piloto Aplicação das Constelações Familiares no Judiciário Paraense, que será implantado na 2ª e na 4ª Vara de Família de Belém. As primeiras ações foram definidas no último dia 25, em reunião entre o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (Nupemec), juízes e consteladores envolvidos no projeto.

Segundo a coordenadora do Nupemec, desembargadora Dahil Paraense, a constelação familiar é um método inovador que revela o que está por traz do conflito, possibilitando a real percepção do problema. Conforme a magistrada, a ferramenta irá auxiliar os juízes nas suas decisões. A previsão é que o projeto piloto se inicie em 8 de agosto.

Para aplicar a metodologia, cinco servidores de cada vara serão capacitados pela doutoranda em Constelação Familiar pela Universidade de Lisboa, Carmem Sisnando, que também é servidora do TJPA. A expectativa é estender a metodologia para as demais Varas de Família. Participaram da reunião as consteladoras Carmem Sisnando, Iná Pinheiro Mendes, as magistradas Margüi Bitencourt e Elaine Figueiredo, respectivamente juízas da 2ª e da 4ª Vara de Família, além da juíza auxiliar da Corregedoria do Interior e membro do Nupemec Mônica Maciel.

Fonte: TJPA