Projeto de combate à violência contra a mulher da Corregedoria do TJPI ganha prêmio

Você está visualizando atualmente Projeto de combate à violência contra a mulher da Corregedoria do TJPI ganha prêmio
Projeto Justiça e Informação: Violência contra Mulher, Não! Foto: TJPI
Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) anunciou o vencedor da modalidade Magistrados do Prêmio CNJ Juíza Viviane Vieira do Amaral – Edição 2023. O projeto “Justiça e Informação: Violência contra Mulher, Não!”, inscrito pelo juiz Silvio Valois Cruz Junior, da Comarca de Monsenhor Gil, foi reconhecido como um exemplo de excelência na luta contra a violência doméstica e familiar contra as mulheres. O projeto é realizado em parceria com a Corregedoria Geral do Estado do Piauí (CGJ-PI), a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJPI – CEVID e as prefeituras municipais.

O Prêmio CNJ Juíza Viviane Vieira do Amaral é uma iniciativa do CNJ destinada a premiar e a dar visibilidade a ações de prevenção e enfrentamento ao fenômeno da violência doméstica e familiar contra mulheres e meninas. A premiação, que celebra iniciativas inovadoras no campo da Justiça e do Direito, destacou a importância do projeto liderado pelo magistrado piauiense que visa conscientizar a sociedade dos municípios de Monsenhor Gil, Curralinhos e Miguel Leão sobre a prevenção e combate à violência de gênero.

Após uma rigorosa avaliação realizada pelos membros da Comissão Julgadora do Prêmio CNJ Juíza Viviane Vieira do Amaral, o projeto se destacou entre os inscritos e foi agraciado com o prêmio na categoria Magistrados: “Trata-se do reconhecimento de um trabalho em conjunto. Essa premiação reconhece o empenho e a dedicação de toda a equipe envolvida na concepção e execução do projeto”, destaca o juiz Silvio Valois Cruz Junior.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Olímpio Galvão, destaca que o projeto “Justiça e Informação: Violência contra Mulher, Não!” tem uma abordagem abrangente e estratégica no combate à violência de gênero : “Essa iniciativa enfatiza a importância da educação e da conscientização como pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais igualitária e segura para todas as mulheres”, frisou.

Para a secretária da Corregedoria, Núbia Cordeiro, o reconhecimento deste projeto pelo Prêmio CNJ Juíza Viviane Vieira do Amaral demonstra o compromisso do Judiciário brasileiro em enfrentar um problema tão grave e urgente como a violência contra a mulher: “O reconhecimento do prêmio é a demonstração de como a magistratura pode desempenhar um papel crucial na promoção da Justiça e na proteção dos direitos das mulheres. Como mulher, eu me sinto representada por um Judiciário que luta por todas as mulheres”, enfatizou a secretária.

A cerimônia de outorga do Prêmio CNJ Juíza Viviane Vieira do Amaral – Edição 2023 foi realizada no dia 26 de setembro de 2023, durante a sessão extraordinária na sede do Conselho Nacional de Justiça, em Brasília.

Fonte: TJPI

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais