Comissão da Agenda 2030 no CNJ

LIODS CNJ – Laboratório de Inovação, Inteligência e ODS

Premiação Judicial e Extrajudicial

Em agosto de 2020, foram iniciadas reuniões conjuntas do CNJ e CNMP sobre a temática Amazônia Legal e População Indígena. Os encontros têm o objetivo de levantar dados interinstitucionais, a fim de produzir informações que sirvam de insumo para atuação dos órgãos de Justiça.

Participam das reuniões semanais juízas e juízes federais, promotoras e promotores de justiça e procuradoras e procuradores da República que atuam, principalmente, nas 1ª e 3ª Regiões.

Os encontros se configuram também como grupo de estudo, que tem realizado pesquisas sobre 33 Terras Indígenas com presença de Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato (PIIRC), na Amazônia Legal, a partir de dados georreferenciados e do Poder Judiciário.

No decurso dos encontros e pesquisas, foram solicitados dados e informações ao Instituto Socioambiental e ao Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), que encaminharam ao CNJ relatórios técnicos.

Os relatórios disponibilizados ao grupo de estudo servem de subsídio para definição e aperfeiçoamento de metodologias de pesquisas futuras.

Neste espaço, publicamos os resultados de pesquisas preliminares e informações sistematizadas sobre a Amazônia Legal e as 33 TI com PIIRC, no âmbito do grupo de estudos.