PR: Tribunal do Trabalho apoia projeto de combate à desinformação nas eleições

Você está visualizando atualmente PR: Tribunal do Trabalho apoia projeto de combate à desinformação nas eleições
Arte: TRE-PR
Compartilhe

O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9) é um dos apoiadores do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) na realização do “Projeto Gralha Confere”. A ação combate notícias falsas que circulam na internet sobre processo eleitoral, urnas eletrônicas e até mesmo sobre a legitimidade da Justiça Eleitoral.

Por meio do projeto, o TRE-PR confirma a veracidade de informações, tendo como colaborador o próprio cidadão, que encaminha suas dúvidas ao Tribunal diretamente pelo número do WhatsApp +55 41 98700-5100.
O conteúdo produzido pelo “Projeto Gralha Confere” baseia-se em dados oficiais e em informações fornecidas pelo Conselho Editorial e Consultivo, formado por gestores da instituição.

As respostas são também fundamentadas no Programa de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e em critérios internacionais de checagem jornalística. Os dados analisados são classificados em um de três tópicos: verdadeiro, impreciso ou falso. O resultado é divulgado no site e redes sociais do TRE-PR.

O “Gralha Confere” ganha o apoio de instituições parceiras, como a Justiça do Trabalho do Paraná. Durante o período eleitoral, o TRT9 se comprometeu, mediante acordo de cooperação técnica celebrado entre os dois Tribunais, a replicar em seu site e página no Twitter, informações produzidas pelo projeto.

O projeto da Justiça Eleitoral, cujo nome homenageia a ave “símbolo” do Paraná, possui uma página exclusiva na internet. Confira aqui.

Fonte: TRT9