População fluminense pode pesquisar cartório onde tem firma cadastrada

Você está visualizando atualmente População fluminense pode pesquisar cartório onde tem firma cadastrada
Arte: CGJ/TJRJ
Compartilhe

Precisa fazer o reconhecimento de sua assinatura, mas não se recorda em qual cartório realizou a abertura da sua firma? Ou ainda, o cartório onde fez o depósito de sua firma mudou de endereço? Para facilitar essa busca, a Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) disponibiliza uma ferramenta on-line, ágil e sem custos.

O Banco de Dados Online do Depósito de Firmas no Estado do Rio permite à pessoa consultar em qual serviço tem firma aberta. Basta informar nome ou CPF para localizar o cartório. A ferramenta indicará os dados do cartório em que se encontra depositada a firma e permitirá a visualização do endereço.

O projeto utiliza dados transmitidos pelos serviços extrajudiciais para os sistemas da Corregedoria, por meio dos selos eletrônicos de fiscalização. Iniciado em 2020, o Banco de Dados de Depósito de Firmas já contabiliza 563.405 mil acessos. Apenas neste primeiro semestre de 2021, já foram registrados 207.722 mil acessos.

O reconhecimento de firma é o ato pelo qual o tabelião, que tem fé pública, atesta que a assinatura constante de um documento corresponde àquela da pessoa que a lançou Ou seja, é uma declaração pela qual o tabelião confirma a autenticidade ou semelhança da assinatura de determinada pessoa em um documento.

Fonte: CGJ/TJRJ