População do Agreste conta com mais um centro para conciliação em Arapiraca

Você está visualizando atualmente População do Agreste conta com mais um centro para conciliação em Arapiraca
Foto: Adeildo Lobo
Compartilhe
Desde terça-feira (7/11), a população do Agreste alagoano conta com mais um centro para conciliação. O novo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) foi inaugurado pelo Poder Judiciário em Arapiraca, desta vez no Cesmac do Agreste.
A solenidade de inauguração integra a Semana Nacional da Conciliação e foi presidida pelo desembargador Orlando Rocha, presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).
Para Orlando Rocha, o novo Cejusc representa um grande ganho para o Poder Judiciário e para o cidadão. “O Cesmac abriu suas portas e hoje recebe o TJAL em suas dependências. O Cejusc está extremamente bem instalado e com certeza prestará uma grande colaboração à população local. Estamos aqui hoje em torno dessa ideia da conciliação, em um dia de orgulho e satisfação para o Judiciário estadual”, ressaltou.
O desembargador Tutmés Airan, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJAL, destacou a importância dos Cejuscs como espaços que promovem a paz social.
“Mais um instrumento que se coloca a serviço da sociedade para semear aquilo que é essencial em qualquer sociedade humana que é a paz. E quanto mais Cejusc a gente tiver, mais paz a gente vai produzir e em consequência mais credibilidade ao Poder Judiciário vamos transmitir. Que aqui os conflitos possam ser resolvidos rapidamente, restaurando a paz e devolvendo satisfação às pessoas”, defendeu Tutmés Airan.
Novo Cejusc
O novo Cejusc funcionará em parceria com o Núcleo de Práticas Jurídicas da faculdade de segunda a sexta das 14h às 18h. Durante o evento, foi lançado o aplicativo ‘Conciliar é possível’, que será utilizado no novo Cejusc, e posteriormente deverá ser utilizado pelos demais centros. A ferramenta facilitará a comunicação entre os interessados em conciliar com cadastro e agendamento de audiências conciliatórias. O projeto foi desenvolvido pelo Centro de Inovação do Cesmac de Arapiraca.
Mutirão da Cidadania

Além da inauguração, o Cesmac do Agreste sediou o Mutirão da Cidadania, das 8h às 17h. Diversos serviços foram ofertados à população, como emissão de documentos, cadastro em programas sociais, vacinas, testes rápidos, entre outros.

O vice-reitor do Cesmac do Agreste, Douglas Apratto, enfatizou que as ações desenvolvidas em parceria com o Poder Judiciário visam beneficiar a população.
“O Cesmac abraça sempre essa aliança com o Tribunal de Justiça, pois dela advêm muitos ganhos para a população. Realizamos também, a pedido do Tribunal, um mutirão com vários serviços e estamos muito felizes em trazer esses avanços em benefício do cidadão”, destacou Douglas Apratto.

A Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) participa da ação junto à Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/AL) com emissão de certidões de nascimento, casamento e óbito.

A solenidade contou com a presença do desembargador José Carlos Malta; Valter José Omena Acioly, subprocurador-geral de Justiça de Alagoas; e dos juízes José Miranda, coordenador do CEJUSC de Arapiraca e vice-coordenador do Nupemec; Rômulo Vasconcelos, Nirvana Coêlho, Anderson Passos, Luciana Josué, Alberto de Almeida, Clarissa Mascarenhas, Carlos Bruno de Oliveira, Durval Mendonça e André Gêda.
Participaram também do evento Luciano Barbosa, prefeito de Arapiraca; Márcia Rosângela de Albuquerque, vice-presidente da subseção da OAB em Arapiraca; Eloy Melo, diretor-geral do TJAL; Luciana Omena, secretária especial da Presidência; Moacyra Rocha, supervisora geral do Nupemec e coordenadora da Semana Nacional da Conciliação; Valkíria Malta, coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do Cesmac do Agreste; entre outras autoridades.
Fonte: TJAL