População de Santo Antonio de Leverger recebe o Justiça Comunitária

Você está visualizando atualmente População de Santo Antonio de Leverger recebe o Justiça Comunitária
Compartilhe

Com fila que ultrapassava os portões da Escola Estadual Leônidas de Matos, teve início o Mutirão da Justiça Comunitária no município de Santo Antonio de Leverger (MT) no último sábado (17/10). O programa do Tribunal de Justiça mato-grossense tem como finalidade levar cidadania a quem precisa.

Orientações jurídicas, atendimentos médico e dentário, corte de cabelo, oficinas, maquiagem, confecção de documentos, doação de mudas e palestras foram alguns dos mais de 54 serviços e iniciativas gratuitos oferecidos pelo programa. A novidade da sexta edição do evento foram as consultas oftalmológicas, um dos serviços mais procurados pelos moradores da cidade e comunidades circunvizinhas. Para animar o evento, grupos locais realizaram apresentações de cururu e danças típicas da região.

Segundo o coordenador estadual do programa Justiça Comunitária, juiz José Antonio Bezerra Filho, a expectativa é sempre superar o número anterior de atendimentos, entretanto, o foco é atender com dignidade cada pessoa que procura os serviços. “Queremos corresponder aos anseios da comunidade, pois, em geral, o que nos procura são as pessoas carentes. Com esses atendimentos, desmistificamos nossas ações, demonstrando a facilidade de acesso à Justiça”, ressaltou.

Cidadania – Para o prefeito do município, Valdir Castro Filho, o mutirão representou uma grande festa para a sociedade de Leverger. “Esta é uma ação especial para todos nós, na medida em que, trabalhando juntos, estamos ofertando cidadania. O TJ e parceiros estão de parabéns, já que não mediram esforços para realizar o evento”, argumentou.

O pescador Jailton de Souza Gonçalo, 60 anos, foi um dos moradores da cidade que aproveitou bem o evento. Ele passou por consulta oftalmológica e recebeu informações de quais documentos são necessários para pedir a aposentadoria. “Gostei muito do mutirão. Fui bem atendido e não precisei ir até a capital para fazer tudo o que precisava. Tirei todas as dúvidas sobre quando e como dar entrada nos papeis da aposentadoria. Também fiz consulta e já saí com a receita para fazer os óculos. Foi bom demais para mim”, relatou.

De acordo com a dona de casa Andreia Paz da Rosa, 36 anos, o atendimento não podia ter vindo em hora melhor. “Nossa situação financeira não está fácil. Agora, eu sei o que fazer para voltar a receber a pensão alimentícia dos meus dois filhos. Fui orientada a ir ao fórum para acompanhar o processo que foi retomado hoje. Com isso, acredito que tudo dará certo e voltaremos a contar com esse dinheiro, que é um direito das crianças”, disse. Andreia tem dois filhos, um de 14 e outro de 11 anos.

Já o motorista Edvaldo Lourenço Soares, 50 anos, afirmou que esperou ansioso pelo mutirão porque precisava fazer consulta e pedir exames de rotina. “Não sou mais criança. Sei que preciso fazer exames, mas nem sempre o dinheiro sobra para cuidar da saúde. Esta foi uma ótima opção. Tive um ótimo atendimento, rápido e de graça, e saio daqui mais tranquilo pelo que ouvi do médico”, afirmou.

Parcerias – Para atender à grande estrutura montada em Leverger, o Justiça Comunitária contou com cerca de 200 pessoas trabalhando, a maioria delas voluntárias. Nesta edição, participaram 62 parceiros, como Ouvidoria-Geral, Juizado Volante Ambiental (Juvam), Programa Pai Presente, Defensoria Pública do Estado, Sicoob Credijud, Procon-MT, Núcleos de Práticas Jurídicas de várias faculdades, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher), Secretarias de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) e de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), entre outros.

Em sete meses de ações, o Justiça Comunitária realizou em torno de 18 mil procedimentos, conforme o coordenador. Somente na última ação, realizada no Bairro Altos da Glória, em Cuiabá, foram efetuados 4.026 atendimentos. A próxima região a receber o mutirão será Engordador, em Várzea Grande, no dia 14 de novembro.

Fonte: TJMT