PopRuaJud: Justiça do Amazonas leva ação social a pessoas em situação de rua

Você está visualizando atualmente PopRuaJud: Justiça do Amazonas leva ação social a pessoas em situação de rua
Comitê de Atenção a Pessoas em Situação de Rua leva ação de atendimento a áreas do Centro de Manaus - Foto: Chico Batata
Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Amazonas, por meio do Comitê de Atenção a Pessoas em Situação de Rua (PopRuaJud-AM), levou na noite de sexta-feira (11/7) uma ação de atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade na área do centro de Manaus.

A ação, orientada pela Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua e suas Interseccionalidades do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi coordenada pela presidente do Comitê Interno de Apoio à Implementação e Monitoramento da Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua (PopRuaJud), desembargadora Joana dos Santos Meirelles; contou com a presença da secretária de Serviços Integrados de Saúde (Sesis/TJAM), médica Ana Cyra Saunders Fernandes Coelho; do diretor da Central de Transporte do TJAM; e de equipes de servidores do Tribunal.

“Durante esta ação, realizamos abordagem psicossocial com psicólogo e assistente social, enfermeiros e técnicos do TJAM. Nossa equipe atendeu mais de cem pessoas em vulnerabilidade que vivem na área do centro de Manaus. Vinte delas afirmaram desejar tratamento para a dependência química e foram providenciados os encaminhamentos, sendo 15 pessoas para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), um encaminhado para a Casa do Idoso e quatro para a Fazenda Esperança”, informou a desembargadora Joana.

A equipe do Comitê também distribuiu donativos arrecadados, principalmente em campanha de doação interna entre os servidores do TJAM, e foi oferecido às pessoas um serviço de atendimento em saúde pela equipe da Sesis TJAM, entre eles a realização de curativos, prescrição de medicamento, encaminhamento a consultas, entre outros.

PopRuaJud

O PopRuaJud é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para ampliar o acesso dessas pessoas à cidadania, em âmbito nacional, por meio da Resolução CNJ n. 425/2021, que orienta a Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades (PopRuaJud). A ação se estende a todo o Judiciário brasileiro ante o desafio de abrir as portas da Justiça aos mais vulneráveis.

A ação oferece à população em situação de rua atendimento prioritário e sem burocracia nos tribunais brasileiros, possibilitando o acesso à Justiça de modo célere, simplificado e efetivo.

Fonte: TJAM

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais