PE: Tribunal celebra 90 anos do Palácio da Justiça com exposição fotográfica virtual

Você está visualizando atualmente PE: Tribunal celebra 90 anos do Palácio da Justiça com exposição fotográfica virtual
Arte: TJPE
Compartilhe

Celebrar os 90 anos da casa da Justiça por meio de memórias. Este é o objetivo da exposição fotográfica virtual “A história em imagens: 90 anos do Palácio da Justiça de Pernambuco” que teve início na terça-feira (8/9). No álbum comemorativo, a sociedade tem acesso a imagens que contemplam desde a instalação do Órgão Recursal em Pernambuco, que foi localizado em diversos locais, até a construção da sua própria sede, concluída em 7 de setembro de 1930.

Confira aqui a exposição virtual

“A exposição leva ao público um pouco da história da construção do Palácio, por meio de imagens pouco conhecidas, bem como acerca do contexto da história da ocupação dos prédios de outros órgãos pelo Judiciário, antes do Palácio. Mostra imagens de detalhes do Palácio hoje, evidenciando características que só este edifício possui”, explica a gestora do Memorial da Justiça, Mônica Pádua, que destaca que a difusão da memória é muito importante para sua preservação.

A atividade faz parte dos trabalhos desenvolvidos pela Comissão de Gestão e Preservação da Memória do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), a qual o Memorial de Justiça de Pernambuco está vinculado, e foi idealizada pelo decano do TJPE, desembargador Jones Figueirêdo Alves. O Palácio da Justiça foi projetado pelo arquiteto Giacomo Palumbo e teve a colaboração de Evaristo Sá. A pedra fundamental do prédio foi lançada no dia 2 de julho de 1924 durante as comemorações do centenário da Confederação do Equador.

Fonte: TJPE