Paz em Casa: tribunal do Amapá participa de caminhada no Arquipélago do Bailique

Você está visualizando atualmente Paz em Casa: tribunal do Amapá participa de caminhada no Arquipélago do Bailique
Fotos: Kledson Mamed
Compartilhe

A Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), que tem à frente o desembargador Carmo Antônio de Souza, participou, na terça-feira (21/11), na Vila Jaranduba, no Arquipélago do Bailique, Distrito de Macapá, da “Marcha pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”. A manifestação, que teve o propósito de sensibilizar a sociedade para o combate à violência de gênero e incentivar vítimas a denunciar os agressores, integrou a programação da 25ª edição da campanha “Justiça Pela Paz em Casa”.  A manifestação, que contou com a participação de dezenas de pessoas, foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres, e marcou uma das ações dos 16 dias de ativismo (movimento mundial pelo fim da violência contra a mulher) e homenageou Leonara Vilhena Barbosa, vítima de feminicídio praticado pelo ex-companheiro.

“É preciso sensibilizar a população para a importância do combate à violência de gênero e promover a conscientização sobre as violências física, moral, patrimonial e psicológica sofridas por mulheres, bem como explicar os canais para denúncia e a importância de denunciar. A luta contra o feminicídio é um ato de defesa em favor de toda a sociedade”, destacou o desembargador Carmo Antônio de Souza.

Sobre Leonara Vilhena Barbosa e o crime

Leonara Vilhena Barbosa nasceu em 31 de Julho de 1999, no Distrito do Bailique. Moradora da comunidade de Jaranduba, onde desde sua infância mostrou ser uma menina encantadora, com sua beleza e alegria. Leonara sempre foi dedicada aos estudos, com registro de boas notas, o que é motivo de orgulho para família.

Com toda essa dedicação concluiu o Ensino Médio, ainda com 16 anos, e já com 17 começou a cursar a tão sonhada Faculdade de Pedagogia. Além da faculdade Leonara fez diversos cursos que a fez ingressar na escola da comunidade como Auxiliar Administrativo e com essa renda investia cada vez mais nos seus estudos. Formou-se Conciliadora pelo TJAP e atuou no Posto Avançado da Justiça na Vila Progresso. Leonara era uma jovem cheia de sonhos e cativava a todos por onde passava. Começou um relacionamento e em menos de um ano decidiram morar juntos.

Segundo sua mãe, Dona Gilma, no início do relacionamento eram muitas brigas, chegaram a se separar, mas logo reataram. Leonara já estava prestes a concluir sua faculdade e, após 5 anos de convivência, regada de ciúmes, na madrugada do dia 9 de setembro de 2022 sua vida foi ceifada com um tiro de espingarda pelo o seu companheiro, que em seguida se suicidou utilizando a mesma arma do crime.

Mais sobre a 25ª edição da Semana Justiça pela Paz em Casa no Amapá

A 25ª edição da Semana Justiça pela Paz em Casa no Amapá, ocorre no período de 20 a 24 de novembro de 2023. A iniciativa integra uma Campanha de projeção nacional instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que visa ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006).

A Semana Justiça pela Paz em Casa que prevê esforços concentrados para agilizar o andamento de processos relacionados à violência de gênero e promover ações para dar visibilidade com audiências – entre processos, medidas protetivas e júris de feminicídio para o período.

Fonte: TJAP

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais