Paz em Casa: em Roraima, ações educativas e palestras integram programação

Você está visualizando atualmente Paz em Casa: em Roraima, ações educativas e palestras integram programação
Compartilhe
O Tribunal de Justiça de Roraima, por meio da Coordenadoria de Violência Doméstica (CEVID/TJRR), promove de 21 a 24 de novembro, a 25ª Semana da Justiça pela Paz em Casa. O evento tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de combater a violência doméstica contra a mulher.
A semana conta com uma programação repleta de ações educativas, debates e palestras, que aborda a promoção da proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade, além de ampliar a efetividade da lei Maria da Penha, concentrando esforços para agilizar o andamento dos processos relacionados a violência de gênero.
A última edição do ano da Semana Pela Paz em Casa ocorre em alusão ao “Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher”,  instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Segundo a juíza coordenadora da Coordenadoria de Violência Doméstica do TJRR, Suelen Alves,  a ação reafirma o compromisso do judiciário no enfrentamento a violência contra mulher.
“No Judiciário de Roraima, além das audiências pautadas, também inclui ações organizadas CEVID/TJRR com o objetivo de dar visibilidade à questão da violência de gênero para que esses crimes sejam denunciados, e divulgar os diversos canais que integram a rede de proteção às vítimas desse tipo de violência”, afirmou a magistrada.
As ações da Semana Pela Paz em Casa contribuem na agilização dos julgamentos, de forma concentrada na semana, e contribuem com ações de formação junto à Rede de Atendimento.
Segundo a chefe do Setor de Enfrentamento a Violência Doméstica do TJRR, Aurilene Mesquita, na última edição do ano, a CEVID/TJRR, também realizará a entrega dos Selos Mulheres Seguras – 2ª Edição, que teve cinco programas inscritos e que serão divulgados no dia 22 de novembro. As ações serão realizadas em diferentes locais da capital e do interior do estado.
Programação
Dia 21 de novembro – 15h/ Local: Fórum Criminal, sala 224, CEVIDTJRR
Reunião com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) para entregar a tradução da cartilha “Estou Namorando e Agora?” em espanhol.
Reunião com o secretário de Educação para discutir ações de prevenção à violência doméstica nas escolas.
Dia 22 de novembro- 15h
Entrega do Selo Mulheres Seguras a mulheres que se destacaram na luta contra a violência doméstica – Auditório da Casa da Mulher Brasileira (CMB)
Palestra sobre violência doméstica na Universidade Estadual de Roraima (UERR), em Rorainópolis.
Dia 23 de novembro – 15h
Certificação do Projeto Maria vai à Escola, que promove a conscientização sobre a violência doméstica entre adolescentes.
Capacitação sobre deslocamento forçado e violência de gênero, voltada para servidores do TJRR e de instituições parceiras. Sede da Cáritas (Rua Floriano Peixoto, 402 – Centro)
Dia 24 de novembro- 9h30
Roda de conversa sobre “Construindo um Ambiente Seguro: TJRR e a Prevenção da Violência Doméstica” – evento ocorrerá simultaneamente nas unidades da capital (Sede Administrativa do TJRR, Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva, Palácio da Justiça  e Fórum Cível Advogado Sobral Pinto).
Palestra sobre violência nas relações de namoro, realizada com alunos da Escola Fernando Grangeiro, na Casa da Mulher Brasileira.
Fonte: TJRR
Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais