Executores

files/conteudo/imagem/2019/08/7bd4c1453f010ac750110444815010ff.png

Conselho Nacional de Justiça

Coordena nacionalmente as ações do Fazendo Justiça, em articulação com parceiros e atores em diferentes níveis federativos, induzindo a consolidação de estruturas que permitem a continuidade dos resultados alcançados.

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento

Coopera tecnicamente com a implementação do Fazendo Justiça, coordenando a equipe responsável pelo planejamento, desenvolvimento de estudos e metodologias, bem como pela implantação das ações em nível nacional e estadual.

Secretaria Nacional de Políticas Penais

Ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, atuam em parceria com ações nas áreas de alternativas penais, monitoração eletrônica, egressos do sistema prisional, cidadania nas prisões, atividades formativas nas políticas penais, entre outras.

Parceiros

Agência Brasileira de Cooperação (ABC)

Acompanha a execução do Projeto de Cooperação Técnica BRA/018/19 - Fazendo Justiça sob os aspectos técnicos e operacionais, zelando pelos objetivos da cooperação humanitária e técnica para o desenvolvimento do conhecimento e das capacidades, conforme previsto no Decreto nº 11.357 de 1º de janeiro de 2023.

files/conteudo/imagem/2019/08/3040d173fba95e570ff79f9ae3ddefd2.png

Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos

Por meio do programa Defensoria Sem Fronteiras, colaborou com a participação de defensores públicos no mutirão carcerário eletrônico.

files/conteudo/imagem/2019/08/09c7f808413c3ddc42698fdc3b98c50e.png

Associação para a Prevenção da Tortura

Atua na prevenção e no combate à tortura no sistema de justiça criminal, com incidência nas audiências de custódia, inspeções prisionais e em outras iniciativas do programa.

files/conteudo/imagem/2019/08/f8b702acb453cc9801c5edd81bcf10f6.jpg

Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais

A associação atua para garantir à população privada de liberdade acesso à documentação básica para exercício da cidadania, como RG, CPF e carteira de trabalho.

Centro de Direitos Humanos e Educação Popular (CDHEP)

A associação atua para garantir à população privada de liberdade acesso à documentação básica para exercício da cidadania, como RG, CPF e carteira de trabalho.

Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP)

Ligado à UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), coordenou pesquisa nacional sobre monitoração eletrônica, que construiu dados qualitativos e proposições para aplicação.

Confederação Nacional de Municípios (CNM)

A cooperação com a CNM atuou Plano Nacional de Geração de Trabalho e Renda para Pessoas Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional propõe estratégias para fomento, criação dos Fundos Municipais de Serviços Penais, elaboração de documentos de referência para gestores municipais e capacitação para a implantação de políticas e serviços penais a nível municipal.

files/conteudo/imagem/2019/08/33d3a8ea92b3a013b2f1c31aad9e5c7a.jpg

Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (CONDEGE)

Por meio do programa Defensoria Sem Fronteiras, colaborou com a participação de defensores públicos no mutirão carcerário eletrônico.

CNMP

Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP)

A parceria busca melhorar a execução penal, com foco na gestão da informação, integração de sistemas e aprimoramento de fluxos e políticas.

Cogna e Pitágoras

Cogna Educação/Fundação Pitágoras

As organizações do setor educacional trabalham na promoção de estudo, emprego e cidadania à população egressa, contribuindo em cursos de profissionalização, bolsas à distância, apoio jurídico e suporte aos Escritórios Sociais.

files/conteudo/imagem/2019/08/fa24825fa29a5ccec09b8dc2187d15be.png

Defensoria Pública da União (DPU)

Tem ações voltadas à garantia de direitos de pessoas privadas de liberdade, como nos projetos de mutirão, Defensoria Sem Fronteiras, Visita Virtual e atuação em casos de pessoas indígenas.

Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM)

Parceira na elaboração e execução de cursos de especialização e aperfeiçoamento para qualificação da atuação do Poder Judiciário a partir de normativas e melhores práticas internacionais e locais.

files/conteudo/imagem/2019/08/b0181f31420183b6920bfc67ce3b24c4.png

Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC)

Atuou em questões ligadas à audiência de custódia coordenando o trabalho de consultores alocados nas unidades da federação, além de fornecer expertise em temas ligados a crimes e drogas.

files/conteudo/imagem/2019/08/594c1177a9b71ea8f48d94c652724aab.png

Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF)

A fundação ligada ao Governo do Distrito Federal coordena o desenvolvimento de aplicativo do Escritório Social, instrumento público que auxilia na reinserção social de pessoas egressas.

Finatec

Fundação de desenvolvimento tecnológico e científico responsável pela gestão do projeto de desenvolvimento do aplicativo Escritório Social Virtual.

Fiocruz Brasília

Junto ao Instituto Veredas, apoia o desenvolvimento de estratégias sociais informadas por evidências, com respostas rápidas, sínteses e processos deliberativos sobre justiça criminal.

FBSP

Fórum Brasileiro de Segurança Pública

A entidade desenvolveu ações para aprimorar os fluxos de trabalho e o diálogo entre o Poder Judiciário e instituições policiais.

Logo Instituto Igarapé

Instituto Igarapé

A parceria visa prestar apoio no fomento e disseminação das Redes de Atenção à Pessoas Egressas do Sistema Prisional (Raesps) por meio de pesquisas, eventos e publicações.

Instituto Terre des Hommes (TDH)

Organização da sociedade civil responsável pela execução do Censo Nacional de Esportes e Lazer no sistema prisional.

files/conteudo/imagem/2019/08/c98c26bf3a002ca913dbcf57d0133645.png

Instituto Veredas

Junto à Fiocruz Brasília, apoia o desenvolvimento de estratégias sociais informadas por evidências, com respostas rápidas, sínteses e processos deliberativos sobre justiça criminal.

Ministério da Cultura (MinC)

Parceria com Ministérios envolve os planos nacionais de incentivo à leitura e da Cultura no Sistema Prisional e Sistema Socioeducativo, a participação de jovens do socioeducativo na Conferência Nacional de Cultura e estratégias de fomento à cultura para a população privada de liberdade.

Ministério da Defesa

Parceria se constitui como uma colaboração envolvendo também as Administrações Penitenciárias e as Regiões Militares, com o objetivo de desenvolver ações conjuntas para a regularização da situação militar, por meio do alistamento, prevendo a emissão de certificados militares e isenção de multa para as pessoas privadas de liberdade do sistema prisional.

Ministério da Educação (MEC)

A colaboração acontece nos sistemas prisional e socioeducativo nos campos acesso à educação e profissionalização, além dos planos nacionais de acesso à leitura e da educação.

Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)

A parceria contempla diversas frentes do programa, tais como alternativas penais, monitoração eletrônica, ações de cidadania e atenção a egressos, atividades formativas nas políticas penais, dados de ocupação prisional. Com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (SENAD), parte do MJSP, a colaboração é voltada para a criação de uma política pública direcionada às pessoas inseridas no sistema prisional que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas.

Ministério da Saúde (MS)

Parceria relacionada a desinstitucionalização de pessoas privadas de liberdade como parte da implementação Política Antimanicomial do Poder Judiciário.

Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC)

A parceria com o MDHC abrange diversas atividades entre elas a qualificação e monitoramento do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, bem as condições de presídios e as inspeções.

Ministério dos Povos Indígenas (MPI)

A colaboração com esse ministério é relacionada à identificação e emissão de documentos para indígenas que estejam privados de liberdade.

MPT

Ministério Público do Trabalho (MPT)

Parceiro no Plano Nacional de Geração de Trabalho e Renda para Pessoas Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional, o órgão coopera com a expansão de projetos voltados para a empregabilidade, fiscalização de contratos firmados pelos Poderes Judiciário e Executivo, avaliação de qualidade de condições de trabalho no sistema prisional e elaboração de normas e documentos de referência para fomento, fiscalização e qualidade das ações de geração de trabalho e renda no sistema prisional.

Observatório do Livro e da Leitura

Observatório do Livro e da Leitura

Fundação de direito privado que tem por missão fomentar as práticas sociais de leitura em âmbito nacional, apoia a realização de processos formativos e outras atividades de incentivo à leitura e remição de pena, incluindo a Jornada de Leitura no Cárcere.

Omega Research Foundation

Organização britânica independente que realiza projetos, capacitações e pesquisas baseados em evidências sobre instrumentos de uso da força por agentes estatais. Elaborou guia sobre uso de algemas e outros instrumentos de contenção em audiências judiciais, base para manual publicado pelo programa com orien- tações práticas para implementação da Súmula Vinculante n. 11 do STF pela magistratura e tribunais.

Polícia Federal (PF)

A colaboração é relacionada à identificação e emissão de documentos para imigrantes que estejam privados de liberdade.

files/conteudo/imagem/2019/08/7a773e00b0611cc25fa3eed6d0d559ab.png

Tribunal de Contas da União (TCU)

Parceria em termo de cooperação técnica para aprimoramento da fiscalização e gestão do sistema prisional e socioeducativo, a fim de reduzir a superpopulação e superlotação carcerária.

files/conteudo/imagem/2019/08/b88e6f5f9bd17dcae615973f5e62a698.jpg

Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

A Corte trabalha em parceria para o desenvolvimento de ações de identificação civil da população privada de liberdade e garantia de direitos e cidadania.

Universidade Católica de Pelotas

Universidade foi responsável pela execução do Censo Nacional de Leitura no sistema prisional e sistema socioeducativo.

Universidade de Brasília (UNB)

Instituição responsável pelo desenvolvimento do aplicativo Escritório Social Virtual.

files/conteudo/imagem/2019/08/61d6801e9d4a011cfa3b3d52f947c42a.png

UN Volunteers - Brasil

O programa de voluntários das Nações Unidas atua no apoio de ações de todos os eixos, fortalecendo a implantação das entregas do ciclo penal e socioeducativo.

Notícias relacionadas

files/conteudo/imagem/2019/08/7bd4c1453f010ac750110444815010ff.png

Conselho Nacional de Justiça
Implementa as ações do Justiça Presente em âmbito nacional, articula com atores locais e garante a estrutura para a continuidade dos resultados alcançados.

files/conteudo/imagem/2019/08/0043ec959ffba992cacc320231891a2d.png

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento
Coordena a equipe responsável pelo planejamento e execução das ações em nível nacional e estadual, baseadas em planos de trabalho específicos, dando também visibilidade internacional aos resultados.
files/conteudo/imagem/2019/08/1e37a7624c65cb32a8840cbfb90c3760.pngDepartamento Penitenciário Nacional
Ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, acordou ações específicas e repassou os recursos necessários para a execução do programa.
files/conteudo/imagem/2019/08/b0181f31420183b6920bfc67ce3b24c4.pngEscritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime
Atua em questões ligadas à audiência de custódia e coordena o trabalho dos 27 consultores alocados em todas as UFs, além de fornecer expertise em temas ligados a crimes e drogas.
files/conteudo/imagem/2019/08/3040d173fba95e570ff79f9ae3ddefd2.pngAssociação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
Por meio do programa ‘Defensoria Sem Fronteiras’, garante a participação de defensores públicos no Mutirão Carcerário Eletrônico, iniciativa inédita do Justiça Presente.
files/conteudo/imagem/2019/08/09c7f808413c3ddc42698fdc3b98c50e.pngAssociação para a Prevenção da Tortura
Atua na prevenção e no combate à tortura no sistema de justiça criminal, com incidência nas audiências de custódia e em outras iniciativas do programa.

files/conteudo/imagem/2019/08/f8b702acb453cc9801c5edd81bcf10f6.jpg

Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais
A associação atua para garantir à população privada de liberdade acesso a documentação básica para exercício da cidadania, como RG, CPF e Carteira de Trabalho.
files/conteudo/imagem/2019/08/33d3a8ea92b3a013b2f1c31aad9e5c7a.jpgColégio Nacional de Defensores Públicos Gerais
Por meio do programa Defensoria Sem Fronteiras, garante a participação de defensores públicos no Mutirão Carcerário Eletrônico, iniciativa inédita do Justiça Presente.
files/conteudo/imagem/2019/08/89f1064c62248a5811e6fc6de3f77f6a.jpgCentro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública
Ligado à UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), coordena pesquisa nacional sobre monitoração eletrônica, que construirá dados qualitativos e parametrização para aplicação.
files/conteudo/imagem/2019/08/fa24825fa29a5ccec09b8dc2187d15be.pngDefensoria Pública da União
Tem ações voltadas à garantia de direitos de pessoas privadas de liberdade, como nos projetos de mutirão, Defensoria Sem Fronteiras, Visita Virtual e atuação em casos de pessoas indígenas.
files/conteudo/imagem/2019/08/594c1177a9b71ea8f48d94c652724aab.pngFundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal
A fundação ligada ao Governo do Distrito Federal coordena o desenvolvimento de aplicativo do Escritório Social, instrumento público que auxilia na reinserção social de pessoas egressas.
files/conteudo/imagem/2019/08/8d1e4ccaaee5ed8eef9d54e6abd33678.pngHumanitas 360
A organização sem fins lucrativos desenvolve ações de geração de renda para pessoas em privação de liberdade e egressos, auxiliando no desenvolvimento de cooperativas.
files/conteudo/imagem/2019/08/c98c26bf3a002ca913dbcf57d0133645.pngInstituto Veredas
Junto à Fiocruz Brasília, apoia o desenvolvimento de estratégias sociais informadas por evidências, com respostas rápidas, sínteses e processos deliberativos sobre justiça criminal.
files/conteudo/imagem/2019/08/7a773e00b0611cc25fa3eed6d0d559ab.pngTribunal de Contas da União
A Corte assinou termo de cooperação técnica para aprimoramento da fiscalização e gestão do sistema prisional e socioeducativo, a fim de reduzir a superpopulação e superlotação carcerária.
files/conteudo/imagem/2019/08/b88e6f5f9bd17dcae615973f5e62a698.jpgTribunal Superior Eleitoral
A Corte firmou parceria com Justiça Presente para desenvolvimento de ações de identificação biométrica da população privada de liberdade e garantia de direitos e cidadania.
files/conteudo/imagem/2019/08/61d6801e9d4a011cfa3b3d52f947c42a.pngUN Volunteers – Brasil
O programa de voluntários das Nações Unidas atua na implantação de processos no SEEU e no atendimento a pessoas egressas nos mutirões carcerários digitais.
CNMP

Conselho Nacional do Ministério Público
A parceria busca melhorar a execução penal, com foco na gestão da informação, integração de sistemas e aprimoramento de fluxos e políticas.

FBSPFórum Brasileiro de Segurança Pública
A parceria com a organização sem fins lucrativos auxilia no fortalecimento de canais de diálogo entre o Poder Judiciário e o sistema de segurança pública do país e no aprimoramento dos fluxos de trabalho entre a Justiça e os órgãos policiais.
CDHEPCentro de Direitos Humanos e Educação Popular
A parceria com a ONG presta suporte na área de Justiça Restaurativa, apoiando as cortes locais a estruturar núcleos restaurativos que atendam ao sistema de justiça criminal e ao sistema de justiça juvenil e socioeducativo, colaborando para a resolução pacífica de conflitos.
KROTONKroton Educacional/Fundação Pitágoras
As organizações do setor educacional trabalham na promoção de estudo, emprego cidadania à população Egressa, contribuindo em cursos de profissionalização, bolsas à distância, apoio jurídico e suporte na implementação dos Escritórios Sociais.
Observatório do Livro e da LeituraFundação Observatório do Livro e da Leitura
A fundação privada atua na promoção de práticas sociais de leitura em âmbito nacional e, com o apoio do Justiça Presente, organizou a Jornada Nacional da Leitura no Cárcere.
RAESPRede de Apoio ao Egresso do Sistema Penitenciário – RAESP
As organizações do setor educacional trabalham na promoção de estudo, emprego cidadania à população Egressa, contribuindo em cursos de profissionalização, bolsas à distância, apoio jurídico e suporte na implementação dos Escritórios Sociais.