Palestra mostra a importância da adesão às licitações sustentáveis

Você está visualizando atualmente Palestra mostra a importância da adesão às licitações sustentáveis
Compartilhe

Compras sustentáveis na administração pública é o tema da palestra que o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) promoveu na terça-feira (25/10) com a presença da assessora do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ketlin Feitosa. No evento, foi destacada a importância de a administração pública trabalhar com empresas que cumpram requisitos socioambientais, desde a produção e distribuição dos bens, até a prestação de serviços e obras de engenharia. A mudança que pode ser colocada em prática por meio da licitação sustentável.

O evento integra a programação do ciclo de palestras promovido pela Diretoria de Recursos Humanos do TJMA, em alusão ao Dia do Servidor Público, comemorado no dia 28 de outubro. Com a iniciativa – direcionada aos servidores e magistrados –, o Judiciário maranhense busca ampliar suas ações voltadas para a sustentabilidade, por meio do Núcleo Socioambiental.

As atividades do núcleo foram iniciadas em março deste ano, quando ele passou a articular ações voltadas para a promoção da qualidade de vida dos servidores, racionalização do uso dos bens naturais e de consumo, implantação de contratações sustentáveis, capacitação e descarte adequado de resíduos.

Gestão de resíduos – A implantação da Gestão de Resíduos Sólidos é uma das iniciativas do Tribunal de Justiça, que – por meio da coleta seletiva solidária – já descartou, em 2016, quase duas toneladas de papel, 2,4 toneladas de resíduos eletrônicos e cerca de mil toneres. O material serve como geração de renda para a cooperativa de catadores que coleta os resíduos.

A redução dos custos com telefonia foi outra medida adotada este ano pelo TJMA, gerando economia de mais de 50% com ligações telefônicas. A aquisição de aparelhos de ar condicionado com a tecnologia de inverter com a redução em até 50% no consumo de energia foi outra estratégia adotada como medida sustentável.

Fonte: TJMA