Tribunal paraense ensina reciclagem a crianças abrigadas no Pará

Você está visualizando atualmente Tribunal paraense ensina reciclagem a crianças abrigadas no Pará
Compartilhe

Nove crianças de 7 a 10 anos acolhidas pelos abrigos Unidade de Acolhimento Institucional (Unai) e Espaço Recomeçar, na Região Metropolitana de Belém, participaram do segundo dia da programação alusiva ao dia da criança, realizada na biblioteca do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA). As crianças participaram de dinâmicas de incentivo à leitura, brincaram e receberam brindes, livros e lanches. Também aprenderam a reciclar embalagens, em oficina ministrada pelo Núcleo Socioambiental do tribunal.

Na atividade de contação de histórias, a bibliotecária do município de Santo Antônio do Tauá, Aline Barbosa, lançou mão de textos de Monteiro Lobato e orientou as crianças para que elas criassem versões próprias das histórias. “É muito importante que a criança crie a sua história por mais que não seja a história original, pois ela adquire o hábito da leitura, principalmente nessa faixa etária”, disse.

A oficina conduzida pelo Núcleo Socioambiental ensinou as crianças a plantar feijão numa mistura feita de embalagens trituradas e água, em vez de algodão. Para a educadora social do abrigo Espaço Recomeçar, Naide Barbosa, que já realiza trabalho de reciclagem de garrafas PET com crianças do abrigo, a técnica complementa o conhecimento. “Nós estamos num mundo em que temos que reciclar”, ensina.

Rondon do Pará — No município de Rondon do Pará, 10 crianças e um adolescente da Casa de Acolhimento receberam brinquedos arrecadados junto a magistrados e servidores da comarca. A ação, também alusiva ao dia da criança, foi acompanhada pela juíza auxiliar das corregedorias das comarcas do interior, Mônica Maciel, e pelos juízes José Jonas Lacerda de Sousa e Alessandra Rocha da Silva Souza. Os magistrados almoçaram com os acolhidos.

Fonte: TJPA