Palestra expõe Justiça Restaurativa para guardas municipais de MS

Compartilhe

Coordenau00e7u00e3o de Infu00e2ncia do tribunal reuniu 22 guardas em vivu00eancia de cu00edrculo de paz (Divulgau00e7u00e3o/TJMS)

A Coordenadoria de Infância e Juventude (CIJ), do Tribunal de Justiça de MS, recebeu 22 guardas municipais para que os profissionais conhecessem a vivência do Círculo de Construção de Paz. A palestra teve como objetivo fortalecer e sensibilizar dos agentes municipais, em especial os servidores que prestam serviços nas escolas públicas e que colaboram para uma comunidade pacífica. Importante lembrar que muitos estados brasileiros já possuem a Guarda Municipal de suas cidades como parceiros do programa de Justiça Restaurativa.
A Justiça Restaurativa, para quem não conhece a prática, é um modelo alternativo e complementar da justiça que busca, de forma pacífica e educativa, a resolução de conflitos utilizando como sua principal ferramenta o diálogo, fazendo com que o indivíduo causador de algum tipo de ofensa repense seus atos e repare os danos, ao mesmo tempo em que trabalha de forma preventiva, aproximando as pessoas e colaborando para o convívio harmônico.
A equipe da Justiça Restaurativa nas Escolas recebeu também a visita do Secretário Valério Azambuja, da Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (SESDES),oportunizando a aproximação da Guarda Municipal de Campo Grande dos Círculos de Construção de Paz.
Vale ressaltar ainda que de 17 a 21 de setembro foi realizada a I Semana Municipal Restaurativa, com diversas atividades preventivas como palestras, cursos de capacitação, grupos de estudos e encontros com suas práticas, conforme previsão na Lei Municipal nº 5.919/2017.
Fonte: TJMS