Pacto pela Equidade Racial na pauta do Link CNJ desta quinta-feira (22/12)

Você está visualizando atualmente Pacto pela Equidade Racial na pauta do Link CNJ desta quinta-feira (22/12)
Foto: TV Justiça
Compartilhe

No último dia 25, o Conselho Nacional de Justiça lançou o Pacto pela Equidade Racial com o objetivo de aumentar a presença de pessoas negras (pretos e pardos) atuando no Poder Judiciário. A ministra Rosa Weber, presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, destacou que o pacto representa o engajamento da Justiça contra a desigualdade racial, e promove ações de equidade, inclusão, combate e prevenção ao racismo. As implicações do Pacto pela Equidade Racial nos tribunais brasileiros serão debatidas na edição desta quinta-feira (22/12) do programa Link CNJ, que vai ao ar às 21h na TV Justiça.

Integrante da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos, Salomão Rodrigues é um dos convidados, que, ao lado de Estevão Silva, presidente da Associação Nacional da Advocacia Negra, e de Eduardo Benones, do Grupo de Trabalho de Combate ao Racismo da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão/Ministério Público Federal, debaterá a relevância e o impacto do Pacto no Sistema de Justiça.

A iniciativa assinala compromisso com a transformação da cultura institucional, de modo a enfrentar os impactos do racismo na sociedade brasileira perante os jurisdicionados. O CNJ atua há alguns anos para alterar essa realidade. Em 2015, o Conselho aprovou a Resolução n. 203/2015 que dispunha sobre a reserva aos negros de 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e de ingresso na magistratura. – Além de incentivar uma composição com mais diversidade, o CNJ também atua para coibir qualquer tipo de segregação no Poder Judiciário. A Resolução CNJ n. 351/2020 estabeleceu a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Discriminação.

Uma História

No quadro Uma História, Fábio Esteves, um homem negro e juiz do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, conta como enfrenta a discriminação e o racismo na vida pessoal e no ambiente de trabalho.

Toda semana o Link CNJ faz o registro das últimas decisões do Conselho Nacional de Justiça e apresenta os destaques das redes sociais do CNJ. Além da transmissão da noite desta quinta, a edição do Link CNJ terá reprises programadas na TV Justiça na sexta (7h), sábado (12h), domingo (14h) e terça-feira (7h30). O programa permanece disponível no YouTube continuamente.

Veja como sintonizar a TV Justiça na sua cidade

Ficha Técnica

Link CNJ na TV Justiça
Toda quinta-feira, às 21h

Direção: Betânia Victor Veiga

Equipe CNJ:
André Mota
Daniel Noronha
Gilberto Costa
Gustavo de Oliveira
Hudson Cerqueira
Hugo Santos
Jônathas Seixas
Jhonatan Alves
Juliana Freitas
Luis Marcos
Marcelo Silva
Ricardo da Costa
Thaís Cieglinski

Produção: Rogério Brandão
Edição de texto e apresentação: Guilherme Menezes
Edição e pós-produção: Patrick Gomes
Videografismo: Lucas Mathias
Cabelo e maquiagem: Kelly Perdigão
Figurino: Talitha Oliveira
Operadores de câmera: Elias Cardoso, Luís Marcos, Orlando Santos
Iluminação: Luís Moura
Diretor de imagem: Wagner Leite
Operador de áudio: David Lima
Operador de teleprompter: Wendel Pereira
Operador de VT: Rogério da Cruz
Núcleo de programação: Rosa Wasem
Núcleo Técnico: Fábio Guedes
Núcleo de produção de programas: Flávia Soledade
Supervisão: Coordenadoria de Gestão da TV e Rádio Justiça / Secretaria de Comunicação Social STF

Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais