Ouvidoria da Justiça do Trabalho fluminense lança atendimento via WhatsApp

Você está visualizando atualmente Ouvidoria da Justiça do Trabalho fluminense lança atendimento via WhatsApp
Compartilhe

A população fluminense tem, a partir de agora, mais uma forma para entrar em contato com a Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ): o WhatsApp. A novidade visa trazer agilidade e praticidade aos cidadãos e cidadãs que desejam registrar uma manifestação junto à Ouvidoria, incluindo os(as) que trabalham no TRT-1. Basta salvar o número (21) 98489-1787 e enviar a mensagem.

Pelo WhatsApp, a manifestação (que pode ser uma solicitação, reclamação, denúncia, sugestão, elogio ou pedido de informação) deve ser feita por escrito, ou seja, não pode ser em forma de envio de áudio ou vídeo. A mensagem pode ser encaminhada a qualquer momento do dia, mas será cadastrada no sistema para tratamento, por parte da equipe da Ouvidoria, apenas durante o horário de expediente (de segunda a sexta, das 8h às 16h30). Após o registro da manifestação, as mensagens no WhatsApp serão apagadas, conforme as normas da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

O desembargador ouvidor do TRT-1, Carlos Henrique Chernicharo, destaca que a inovação reforça o constante interesse da Ouvidoria em sempre melhorar o atendimento ao público. “O WhatsApp é hoje uma das formas mais rápidas e eficazes de se estabelecer comunicação. Como a Ouvidoria é a porta de entrada da instituição, temos que fazer o que for possível para tornar o contato com o tribunal mais acessível, transparente e claro”, disse o magistrado.

O desembargador Chernicharo também ressaltou que a disponibilização de um número de WhatsApp atende ao artigo 7º da Resolução 432/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) (link para outro sítio), que dispõe que os tribunais deverão instituir uma diversidade de canais de atendimento. “Quanto mais formas de comunicação populares disponíveis, mais fácil será o contato do cidadão com o TRT-1; e o WhatsApp é uma forma massiva de comunicação que todo mundo conhece”, afirmou o magistrado, que destacou também que a Ouvidoria está disponível tanto ao público externo quanto ao público interno do tribunal.

Outras formas de contato com a Ouvidoria

Manifestação de Ouvidoria

Por telefone: (21) 2380-6848 | (21) 2380-6847| (21) 2380-6195, das 9h às 16h

Por e-mail: ouvidoria@trt1.jus.br

Pessoalmente: Ouvidoria – Av. Presidente Antônio Carlos, 251, Térreo, das 9h às 16h

Por carta: Ouvidoria – Av. Presidente Antônio Carlos, 251, Centro, Rio de Janeiro – CEP: 20.020-010

Balcão Virtual – O atendimento será restrito aos dias e horários de atendimento ao público, das 9h às 16h, utilizando o aplicativo Zoom.

Fonte: TRT1

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária