Organizadores do IV Encontro de Memória no Poder Judiciário definem detalhes do evento

Você está visualizando atualmente Organizadores do IV Encontro de Memória no Poder Judiciário definem detalhes do evento
Foto: Ascom TRF2
Compartilhe

Integrantes da Comissão Executiva Organizadora do IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam) realizaram a primeira reunião ordinária presencial do grupo no Ed. Sede do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região. Eles representam cinco tribunais da capital e se encontraram para planejar e definir os principais pontos do evento que ocorrerá de 7 a 10 de maio de 2024 na sede do Regional trabalhista (veja aqui o álbum de fotos do encontro).

A presidente do TRT da 2ª Região, desembargadora Beatriz de Lima Pereira, recebeu os representantes do Tribunal de Justiça (TJ-SP), Tribunal Regional Federal (TRF-3), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) e Tribunal de Justiça Militar (TJM-SP). Ao final da reunião, os membros da comissão visitaram áreas do Ed. Sede que poderão abrigar atividades do IV Enam e o espaço no térreo, onde será instalado o novo Centro de Memória do TRT-2.

Entre as pautas discutidas, estiveram a definição do tema e dos elementos que deverão compor a identidade visual do IV Enam; sugestão de ferramenta virtual colaborativa para planejamento e organização de cada etapa do evento; esboço inicial da programação, das oficinas e das visitas técnicas previstas; discussão sobre total de vagas a serem ofertadas; e funcionamento das demais reuniões presenciais da comissão.

O grupo convergiu para o tema “Memória: Preservação, Gestão e Inovação”, ideia que contempla passado, presente e futuro e deve pautar as oficinas; alinhou elementos da cidade de São Paulo para comporem a logomarca do evento; debateu pontos icônicos da capital que podem integrar as visitas técnicas; e previu o Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário como parte da programação.

História do Judiciário

O Enam foi instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio da Resolução n. 316/2020 e é realizado anualmente, preferencialmente na semana em que é celebrado o Dia da Memória do Poder Judiciário (10 de maio), criado pela mesma resolução. O objetivo do encontro é discutir a preservação da história do Judiciário nacional e compartilhar experiências para o aperfeiçoamento da gestão documental e de memória nos tribunais do país. A escolha da candidatura paulista para sediar a edição de 2024 foi anunciada no III Enam, realizado em maio deste ano, em Porto Alegre.

Participaram dessa reunião no TRT-2: juiz Carlos Alexandre Böttcher (TJ-SP), coordenador da Comissão Executiva; juíza Sandra Miguel Abou Assali, assessora da Presidência do TRT-2; Eduardo Rocha, coordenador de Gestão Documental do TRT-2; Marina Paulelli Mariutti Engel, diretora da Divisão de Arquivo e Gestão Documental do TRF-3; juíza Fernanda Mendes Simões Colombini, assessora da Corregedoria do TRE-SP; Claucio Cristiano Abreu Corrêa, diretor-geral do TRE-SP; Cid Sabelli, representante da Comissão de Gestão Documental e Memória do TJM-SP; Meire Rodrigues Garcia, coordenadora de Gestão Documental e Arquivo do TJ-SP; e Bruno Bettine de Almeida, coordenador de Museu do TJ-SP.

O próximo encontro do grupo está previsto para o dia 3 de outubro, na sede do TRF-3.

Fonte: TRF2

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade