Tribunais avançam em preparativos para IV Encontro de Memória do Judiciário em SP

Você está visualizando atualmente Tribunais avançam em preparativos para IV Encontro de Memória do Judiciário em SP
Representantes de cinco tribunais em SP se reuniram no TRF3. FOTO: Acom trf3
Compartilhe

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) sediou a segunda reunião da comissão executiva organizadora do IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam), que ocorrerá de 7 a 10 de maio de 2024, em São Paulo. Durante a reunião, realizada em 10/10, foram debatidos: o plano de comunicação, as propostas de identidade visual, a divisão de tarefas de planejamento e organização, a programação e a definição de oficinas do Encontro.

A presidente do TRF3, desembargadora federal Marisa Santos, realizou a abertura da reunião, que congregou representantes dos cinco tribunais responsáveis pela organização do encontro, incluindo a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT2), desembargadora Beatriz de Lima Pereira.

Os trabalhos foram conduzidos pelo coordenador da comissão organizadora, juiz Carlos Alexandre Böttcher, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). A presidente da Comissão de Gestão de Memória da 3ª Região, desembargadora federal Giselle França, também integrante da comissão organizadora, esteve presente.

O Enam foi instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio da Resolução n. 316/2020. O encontro é realizado anualmente, preferencialmente na semana em que é celebrado o Dia da Memória do Poder Judiciário (10 de maio), também criado pela resolução.

O objetivo é discutir a preservação da história do Judiciário nacional e compartilhar experiências para o aperfeiçoamento da gestão documental e de memória nos tribunais do país. A escolha da candidatura paulista para sediar a edição de 2024 foi anunciada no III Enam, realizado em maio deste ano, em Porto Alegre (RS).

Para 2024, foi escolhido o tema “Memória: Preservação, Gestão e Inovação”, concepção que norteará a definição da programação e das oficinas oferecidas no IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário.

Após a reunião, os participantes foram convidados a conhecer os auditórios do TRF3 e da Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag), a Biblioteca Ministro Geraldo Sobral e as futuras instalações do Centro de Memória do TRF3.

Estiveram presentes, também, o diretor da Escola Judiciária Militar de São Paulo, juiz Silvio Hiroshi Oyama, do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP); a juíza Fernanda Mendes Simões Colombini, do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP); a juíza Sandra Miguel Abou Assali, do TRT2; além de servidores das áreas relacionadas a gestão de memória, cerimonial e comunicação social dos cinco tribunais.

Fonte: TRF3

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade