Ônibus leva jornada de conciliação a São Lourenço da Mata (PE)

Compartilhe

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) realiza, na segunda-feira (30/10), a IV Jornada Conciliatória, que acontece no município de São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife (RMR). Serão promovidas audiências de conciliação em 47 processos envolvendo uma empresa de construção e moradores do município. A iniciativa segue até o dia 31 de outubro.

A ação acontece no estacionamento lateral do Fórum de São Lourenço da Mata, a partir das 9h. O esforço concentrado marca o início das atividades que serão realizadas no ônibus da Justiça Itinerante, equipamento utilizado para facilitar o acesso da população aos serviços prestados pelo Judiciário.

A iniciativa é promovida pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJPE), através da Gerência de Tratamento de Conflitos de Interesse Público, Coletivo e Social. O presidente do Tribunal, desembargador Leopoldo Raposo, destaca a importância da conciliação na promoção da pacificação social.

“Através da conciliação que conseguimos dirimir conflitos de forma pacífica entre as partes. A conciliação restaura a relação de respeito entre os envolvidos no conflito, e todos saem satisfeitos com o acordo conquistado. Com isso, é possível resolver as demandas com mais celeridade, melhorando a prestação jurisdicional efetivamente”, enfatiza.

Adaptado a atendimento a pessoas com necessidades especiais e multiuso, o ônibus da Justiça Itinerante do TJPE tem capacidade para realização de até cinco audiências de conciliação simultaneamente. Entre outros equipamentos, possui gerador próprio e plataforma de acessibilidade.

Fonte: TJPE