Núcleo de Justiça 4.0 acelera transferência de paciente em Tocantins

Você está visualizando atualmente Núcleo de Justiça 4.0 acelera transferência de paciente em Tocantins
Compartilhe

A partir da atuação do 2º Núcleo de Justiça 4.0 de Saúde Pública do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), a Secretaria estadual da Saúde cumpriu, em quatro horas desde a decisão judicial, a ordem de transferir Leonardo Souza Batista, de 32 anos, do Hospital Municipal de Colinas do Tocantins para a enfermaria psiquiátrica do Hospital Regional de Araguaína (HRA). A decisão assinada na quarta-feira (16/3) foi da juíza integrante do núcleo Milene de Carvalho Henrique.

A tramitação do processo pelo Juízo 100% Digital contribuiu para a celeridade do cumprimento da decisão em bem menos tempo do que as 48 horas expressas na decisão. Mesmo considerando ser a área de saúde mental complexa, a transferência foi efetivada de uma cidade para outra em tempo hábil, resguardando, assim, a saúde do paciente.

Após a efetivação da transferência de Leonardo, a magistrada determinou que o HRA “deverá promover interlocução com o médico psiquiatra que assiste o paciente, para que o profissional de saúde elabore laudo médico circunstanciado dando conta sobre a necessidade ou não do paciente permanecer internado para contenção do surto”. Caso não haja mais necessidade de internação, o médico psiquiatra deverá descrever o motivo da falta de urgência para internação, qual tratamento a ser seguido e para qual ponto da Rede de Atenção à Saúde Mental o paciente deverá ser encaminhado.

De acordo com a decisão, essas recomendações de atendimento deverão ocorrer em 20 dias contado a partir da notificação. Segundo os autos, Leonardo estava há sete dias internado no Hospital em Colinas do Tocantins em virtude de surto psicótico grave, fazendo uso de dez injeções diárias para sedação. Foi solicitada, então, a transferência dele para o Hospital Regional de Araguaína, por ter estrutura adequada.

A solicitação já havia sido negada por duas vezes pelo HRA (nos dias 8 e 9 de março) sob o argumento de ausência de vagas. A partir daí, recorreu-se ao Núcleo de Justiça 4.0 para a resolução do caso.

Núcleos 4.0

A implantação dos Núcleos de Justiça 4.0 no Judiciário de Tocantins foi regulamentada em julho de 2021. O estado conta, atualmente, com dois núcleos: o Previdenciário e o de Saúde Pública, que têm competência territorial em todo o estado para julgar feitos dos respectivos assuntos, de acordo com as classes e as fases processuais. Cada núcleo é composto por três magistrados titulares e seus respectivos suplentes, sendo o mais antigo seu coordenador.

A especialização do julgamento dá mais celeridade ao atendimento jurisdicional. Nos Núcleos de Justiça 4.0, os processos tramitam por meio do Juízo 100% Digital, no qual os atos são realizados com o auxílio da tecnologia, inclusive com audiências por videoconferência, dispensando a presença física das partes e representantes. No site do Tribunal, é disponibilizado o passo a passo para ingressar com as ações nos referidos núcleos.

Fonte: TJTO

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados

Macrodesafio - Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional