Núcleo da Justiça do Amazonas apoia a realização de 67 mil atos processuais

Você está visualizando atualmente Núcleo da Justiça do Amazonas apoia a realização de 67 mil atos processuais
Foto: Chico Batata/TJAM
Compartilhe

Em tempos de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Núcleo de Assessoramento Jurídico Virtual do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) bateu recorde de produtividade em 2020. Foram mais de 67 mil atos processuais, dentre estes, cerca de 27 mil sentenças. Os resultados de 2020 superaram os números do grupo em 2019, quando foram produzidas 31.137 minutas. As atividades foram realizadas em 136 unidades em diversas esferas do Tribunal.

Em novembro e dezembro do ano passado, houve o apoio de uma força tarefa, somando o envolvimento de 120 profissionais. Juntas, essas pessoas produziram mais de 19 mil sentenças em apenas dois meses – o que contribuiu para que o TJAM conseguisse atingir 100,43% de cumprimento na Meta 1 dos Juizados Especiais e possibilitando um incremento substancial para que fosse atingida a Meta 1 Geral do Tribunal, que finalizou o ano de 2020 com 99,61% de cumprimento.

O presidente do Tribunal, desembargador Domingos Chalub, afirmou que, mesmo diante da pandemia, que afetou duramente o Amazonas, principalmente no início deste ano, a Justiça amazonense continuou desempenhando o seu papel, com o esforço de toda a equipe, que vêm realizando suas atividades por meio do trabalho remoto. E destacou, ainda, que a Justiça segue atendendo ao cidadão que procura uma solução ou uma resposta para seus conflitos junto ao Poder Judiciário.

Planejamento

Com os resultados alcançados pelo Núcleo de Assessoramento Jurídico Virtual em 2020, bem como a possibilidade do extensão do cenário da pandemia e os desafios inerentes a serem enfrentados pelo Tribunal, o coordenador do Núcleo, juiz Cid da Veiga Soares Júnior, afirma que as unidades que precisam de apoio já devem apresentar requerimento. “Reforçamos a mensagem já encaminhada para as Varas do Tribunal, via Ofício-Circular, no sentido de que as unidades em dificuldade solicitem atuação do NAJV o quanto antes, para que possamos organizar um bom cronograma que contemple todas. Nossa gama de atendimento está cada vez mais ampla e os requerimentos podem ser realizados pelo e-mail assessoramento.virtual@tjam.jus.br.”

O Núcleo de Assessoramento Virtual é um braço da Presidência do TJAM criado para prestar apoio às diversas unidades do Tribunal, visando à otimização da prestação jurisdicional. Por natureza, sua atividade se conecta à Comissão de Acompanhamento das Metas Nacionais do Poder Judiciário, especialmente na detecção de pontos vulneráveis, desenvolvimento e execução de estratégias para atingir as metas de produtividade previstas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O Núcleo tem definido seu foco de ação em constante interatividade com os setores de Planejamento; Tecnologia da Informação; Estatística e com os juízes auxiliares da Presidência, através da troca de dados e análise de cenários, propiciadas por videoconferência convocadas pelo gestor da Comissão das Metas Nacionais no TJAM, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, cuja condução viabilizou a harmonização entre as unidades em prol dos objetivos.

Fonte: TJAM