Novo secretário-geral assume com expectativa de continuar diálogo com os tribunais

Compartilhe

A manutenção do diálogo com os tribunais de justiça e o desenvolvimento de políticas de interesse do Judiciário são algumas das expectativas para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ)  reveladas pelo juiz Alvaro Ciarlini, o novo secretário-geral do Conselho, empossado nesta terça-feira (8/7) pelo presidente do Conselho, ministro Gilmar Mendes. A cerimônia foi realizada no plenário do CNJ.

Ao falar sobre suas prioridades, o secretário-geral conclamou os tribunais de justiça a trazer demandas ao Conselho relativas à infra-estrutura principalmente para a  modernização e tecnologia. Para isso, anunciou a promoção de um evento com a participação dos tribunais de todo o país. Ciarlini também comentou a necessidade de revitalizar a imagem do CNJ. “Não podemos perder a oportunidade histórica de construirmos a imagem do CNJ como o órgão de formulação de políticas públicas para o Judiciário”, afirmou.

Currículo – Natural da cidade do Rio de Janeiro, Alvaro Ciarlini é mestre em Filosofia, Doutor em Direito pela Universidade de Brasília, e professor de pós-graduação em Direito. Juiz do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), desde abril de 1994, quando tomou posse como Juiz de Direito Substituto. Foi promovido por merecimento em fevereiro de 1996, quando se tornou titular da 1ª Vara Cível da Circunscrição Judiciária de Planaltina. Três anos mais tarde foi removido para Brasília e atualmente era o responsável pela 2ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal.

Entre os cargos e funções desempenhados pelo magistrado destacam-se o de Juiz Eleitoral e Diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE/DF, Assistente da Presidência do TJDFT, Assistente da Corregedoria de Justiça, Membro Suplente das Turmas Recursais dos Juizados Especiais do DF, Supervisor do Grupo Gestor do Sistema de Informações Judiciais de Primeira Instância, além de membro e presidente de diversas comissões instauradas pelo TJDFT ligadas à área documental, de informática e de executivos fiscais.

SR/ MG