Novo prêmio do CNJ incentiva boas práticas da Justiça na área de saúde

Você está visualizando atualmente Novo prêmio do CNJ incentiva boas práticas da Justiça na área de saúde
Foto: Arquivo/CNJ
Compartilhe

As boas práticas da magistratura e dos tribunais brasileiros em processos judiciais sobre saúde passarão a ser premiadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). De natureza permanente e periodicidade anual, o Prêmio Justiça & Saúde vai selecionar, premiar e disseminar ações, projetos ou programas voltados a orientar as políticas judiciárias para o aprimoramento das formas adequadas de soluções de conflitos envolvendo as saúdes pública, privada e suplementar.

A criação do prêmio foi aprovada pelo Plenário do CNJ na 7ª Sessão Virtual de 2023, com a alteração na Resolução n. 107/2010, que instituiu o Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus). “As boas práticas sobre o direito à saúde auxiliam no aperfeiçoamento das decisões judiciais, além de garantir segurança jurídica, processual e institucional aos demandantes, aos cidadãos e aos prestadores de serviço de saúde dos setores público e privado”, destacou o conselheiro do CNJ Richard Pae Kim em seu voto no Ato Normativo 0002130-84.2023.2.00.0000.

De acordo com ele, que também é supervisor do Fonajus, há diversas estratégias bem-sucedidas sendo aplicadas pelos Comitês Estaduais de Saúde dos órgãos de Justiça e podem ser disseminadas aos demais comitês do país. “A resolução, assim, estabelece a premiação de boas práticas que tragam mudanças positivas para os sistemas de Justiça e de saúde pública e privada, e todas elas serão inseridas no Portal de Boas Práticas do CNJ”.

Com indicador de aprovação de 91% de seus usuários, o Portal CNJ de Boas Práticas do Poder Judiciário facilita o compartilhamento das ações desenvolvidas por tribunais e pela magistratura que contribuem com o aprimoramento do Poder Judiciário. A plataforma possui mais de 100 iniciativas compartilháveis. Para inclusão no portal, as práticas passam pela apreciação do Plenário do CNJ.

As regras e os prazos para concorrer à premiação serão divulgados por meio de portarias da Presidência do Conselho, a partir de construção pelo Departamento de Gestão Estratégica (DGE) e pela Secretaria Especial de Programas, Pesquisas e Gestão Estratégica (SEP) do CNJ, com o apoio do Comitê Executivo Nacional do Fonajus.

Saúde e Justiça

O Fonajus foi criado com a atribuição de monitorar as ações judiciais que envolvam prestações de assistência à saúde, incluindo o fornecimento de medicamentos, produtos ou insumos em geral, tratamentos e disponibilização de leitos hospitalares. Recentemente, a normatização também vem impulsionando as iniciativas em saúde.

Por meio da Resolução CNJ n. 388/2021, foram reestruturados os Comitês Estaduais de Saúde, fixados pela Resolução CNJ n. 238/2016. Outra ação do órgão foi a instituição do e-Natjus, banco de dados de pareceres e notas técnicas de cada Núcleo de Apoio Técnico do Poder Judiciário (Natjus) dos tribunais brasileiros para subsidiar decisões judiciais. O sistema também tem a função de centralizar o trânsito de dados a respeito das solicitações e emissões desses pareceres, lastreados em medicina com base em evidências.

Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária