No Pará, Ação Cidadania Itinerante atende 7 mil ribeirinhos, indígenas e quilombolas

Você está visualizando atualmente No Pará, Ação Cidadania Itinerante atende 7 mil ribeirinhos, indígenas e quilombolas
Foto: Comarca de Oriximiná
Compartilhe
Cerimônia de casamento comunitário encerrou a terceira edição do projeto Ação Cidadania Itinerante, que atendeu a mais de 7.000 ribeirinhos, indígenas e quilombolas. A ação ocorreu na comunidade quilombola Jauari, localizada no município de Oriximiná, entre os dias 8 e 12 de abril.
Durante os cinco dias de trabalho, a população foi atendida em serviços como, por exemplo, distribuição, instrução e julgamento de processos judiciais; emissão de certidões de nascimento, casamento e óbito; alistamento eleitoral, transferência de seção eleitoral, coleta de biometria, emissão de título de eleitor e de certidões eleitorais; emissão de RG, CPF e Carteira de Trabalho; Alistamento Militar; atendimento médico e odontológico; distribuição de remédios; vacinação de crianças, adolescentes e adultos; atendimento ambulatorial; orientação jurídica; orientação psicológica; protocolo e revisão de benefícios sociais; palestras sobre a prevenção ao uso de drogas e contra a exploração sexual infantil; e corte de cabelo gratuito.
A terceira edição do projeto foi conduzida pelo juiz titular da Vara Única de Oriximiná, José Gomes de Araújo Filho. O projeto, de iniciativa do Poder Judiciário do Pará, foi desenvolvido com apoio da presidência do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), com foco na governança regional do Poder Judiciário e demais órgãos que compõem o Sistema de Justiça.
Essa edição contou com a presença do observador internacional José Díaz Lafuente, professor doutor da Universidade Complutense de Madrid, na Espanha; e também com o juiz Fabrício Castagna Lunardi, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), coordenador acadêmico da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM).
Fonte: TJPA
Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais