No Amapá, workshop discute inspeções judiciais no sistema socioeducativo

Você está visualizando atualmente No Amapá, workshop discute inspeções judiciais no sistema socioeducativo
TJAP realiza 1º Workshop sobre Inspeções Judiciais no Sistema Socioeducativo em Meio Aberto no Amapá
Compartilhe

O Plenário do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) recebeu, na manhã da última sexta-feira (12/4), o 1º Workshop sobre Inspeções Judiciais no Sistema Socioeducativo em Meio Aberto do Amapá, que atende previsão normativa da Resolução CNJ n. 77/2009. O evento promoveu a qualificação e atualização de magistrados e servidores nas inspeções judiciais dos programas de execução das medidas socioeducativas em meio aberto, além de integrar, de forma inédita, dados atualizados sobre unidades e programas do socioeducativo.

Acesse o evento

Segundo o corregedor-geral de Justiça do TJAP, desembargador Jayme Ferreira, a Justiça do Amapá se preocupa e se ocupa com o futuro do país, representado justamente pelas nas crianças e jovens, “incluídos os adolescentes em conflito com a lei. “Precisamos, juntos, trabalhar na prevenção e nos meios alternativos para que eles voltem à legalidade e compreendam a dimensão de nossas leis e da responsabilidade que precisamos ter para não entrar em conflito com elas”, defendeu.

A programação contou com palestras: da coordenadora do Eixo Socioeducativo do Programa Fazendo Justiça, Fernanda Givisiez, sobre “Inspeções Judiciais em Programas de Atendimento em Meio Aberto e a Garantia dos Direitos de Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa”; e da juíza Laura Costeira, sobre “A Experiência das Inspeções Judiciais no Sistema Socioeducativo na Comarca de Macapá”.

Iniciativa do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução das Medidas Socioeducativas (GMF) do TJAP, com apoio da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (CEIJ/TJAP), do Fundo de Apoio aos Juizados da Infância e Juventude (FAJIJ) e do Programa Fazendo Justiça (CNJ/PNUD), o Workshop foi realizado de forma mista, presencial e virtual.

A mesa de honra foi composta por: corregedor-geral de Justiça do TJAP, desembargador Jayme Ferreira, no ato representando o desembargador-presidente Adão Carvalho; a titular do Juizado de Infância – Área de Políticas Públicas e Medidas Socioeducativas, juíza Laura Costeira; a coordenadora do Eixo Socioeducativo Fo Programa Fazendo Justiça, Fernanda Machado Givisiez (virtualmente); e Ednaldo César, juiz auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça, neste ato representando o Coordenador do DMF/CNJ , Juiz Luís Lanfredi.

Mais informações sobre o GMF /TJAP podem ser obtidas aqui. Mais informações sobre o Programa Fazendo Justiça aqui.

Fonte: TJAP

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão da Justiça criminal