Mutirão em Cuiabá promove audiências de conciliação a cada 10 minutos

Você está visualizando atualmente Mutirão em Cuiabá promove audiências de conciliação a cada 10 minutos
Compartilhe

Começou na segunda-feira (23/11) o Mutirão de Conciliação do 8º Juizado Especial Cível de Cuiabá (MT), na Arena Pantanal. Até sexta-feira, serão realizadas 3.552 audiências, de manhã e à tarde. A abertura foi acompanhada pela corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Erotides Kneip, pelo juiz auxiliar da CGJ-MT Luiz Octávio Saboia e pelo juiz titular do juizado Gonçalo Antunes de Barros Neto.

O objetivo do mutirão é regularizar o andamento processual do juizado, impulsionar processos e dar celeridade à justiça. As audiências ocorrem de 10 em 10 minutos, em cerca de 20 salas, simultaneamente.

“Estamos antecipando as audiências que estavam agendadas para o ano que vem. Isso significa agilidade, pronta solução e um número menor de feitos ajuizados. Quem ganha com esse trabalho, em primeiro lugar, é a sociedade, que espera um Poder Judiciário ágil e eficiente. E quando conseguimos solucionar as demandas de maneira rápida, estamos atendendo a esses anseios”, afirmou Maria Erotides.

O mutirão é promovido em parceria com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que cedeu 10 mediadores, e com a Universidade de Cuiabá (Unic), que disponibilizou 32 estagiários do Núcleo de Práticas Jurídicas. Além disso, conta com a participação de conciliadores de alguns juizados.

Segundo a desembargadora corregedora, os casos mais simples e rápidos de conciliação são atendidos pelos conciliadores e estudantes. Já as situações que precisam ser mais trabalhadas são levadas para as mesas de mediação. Após o acordo, o processo judicial é extinto.

Fonte: CGJ-MT