“Mentoria de Vara do Trabalho” quer aprimorar desempenho na 2ª Região

Você está visualizando atualmente “Mentoria de Vara do Trabalho” quer aprimorar desempenho na 2ª Região
Foto: TRT2
Compartilhe

Aperfeiçoamento de métodos e capacitação contínua do corpo funcional em prol de uma melhor prestação jurisdicional. Esse é um dos objetivos do programa “Mentoria de Vara do Trabalho”, criado pela Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT2).

A iniciativa prevê o aprimoramento dos processos de trabalho e da capacitação das equipes, com o compartilhamento de boas práticas já adotadas no Tribunal. A Corregedoria vai selecionar as unidades participantes do programa, bem como diretores e diretoras de vara, com experiência e técnica para capacitação, que atuarão na mentoria, conduzindo o treinamento.

A duração do programa vai de três a seis meses, prorrogável por igual período. As aulas serão ministradas com o apoio da Escola Judicial do TRT2 e serão expedidos relatórios mensais com a descrição dos trabalhos realizados em cada vara.

A seleção das varas do trabalho para integrar o programa observará critérios como: maior dificuldade em atingir as metas nacionais 1 e 2 do Conselho Nacional de Justiça (julgar mais processos que os distribuídos; e julgar processos mais antigos, respectivamente); reiterado excesso de prazo de conclusão e maiores passivos e prazos pendentes de prolação e posterior cumprimento de despachos, decisões e sentenças.

Na última quarta-feira (1º/9), foi feita a seleção das primeiras unidades para implementação do programa. A expectativa é de que os resultados sejam divulgados em dezembro deste ano. O programa “Mentoria de Vara do Trabalho” foi inspirado em experiência similar bem sucedida desenvolvida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1).

Fonte: TRT2