Comitê de Governança do Siaud-Jud apresenta Manual de Auditoria

Você está visualizando atualmente Comitê de Governança do Siaud-Jud apresenta Manual de Auditoria
Foto: Gil Ferreira/CNJ
Compartilhe

O Comitê de Governança e Coordenação do Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário (Siaud-Jud) se reúne nesta terça-feira (29/3), às 14h, para a sexta reunião do colegiado que atua para uniformizar procedimentos e entendimentos relacionados à auditoria interna nos tribunais. Entre os itens pautados, está o Manual de Auditoria, elaborado para sistematizar os conceitos básicos sobre o tema, as principais legislações correlatas, plano de trabalho, organização, competências, diretrizes gerais e procedimentos essenciais ao desenvolvimento das atividades de auditoria.

O encontro será realizado remotamente, com transmissão pelo canal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no YouTube. A pauta inclui ainda comunicados sobre o adiamento da ação coordenada sobre a implantação da Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro e sobre as próximas eleições para membros do Comitê para o biênio 2022/2024. Também será debatido o papel da auditoria na implementação do Programa de Integridade no Poder Judiciário, à luz da Resolução CNJ n. 410/2021.

O manual que será apresentado não esgota a abordagem sobre todos os procedimentos necessários para execução dos diversos tipos de trabalhos de avaliação e consultoria das auditorias. Por isso, o CNJ deverá dar continuidade ao processo de elaboração de manuais, orientações e normativos específicos para cada tipo de trabalho de auditoria, sem prejuízo dos próprios órgãos ou conselhos do Judiciário elaborarem seus próprios procedimentos e padrões de trabalhos consultivos e avaliativos.

Siaud-Jud

O Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário, instituído pela Resolução CNJ n. 308/2020, é composto pela Comissão Permanente de Auditoria e pelo Comitê de Governança e Coordenação do Siaud-Jud. Juntos, eles reúnem 18 dirigentes de unidades de auditoria em tribunais de todos os segmentos da Justiça, no qual estão representados tribunais de pequeno, médio e grande porte.

Entre as diversas atribuições do comitê está a discussão de assuntos técnicos de auditoria interna, com a execução de auditorias simultâneas por parte de todas as unidades de auditoria do Poder Judiciário. Todas as propostas construídas no âmbito do comitê, voltadas para a regulamentação sobre matéria de auditoria interna e para a elaboração de notas técnicas, documentos e formulários, devem passar sempre pela Comissão Permanente de Auditoria.

Ana Moura
Agência CNJ de Notícias

Acompanhe o evento no canal do CNJ no YouTube

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária