CNJ lança Manual de Arquitetura Judiciária para Audiência de Custódia

Você está visualizando atualmente CNJ lança Manual de Arquitetura Judiciária para Audiência de Custódia
Arte: PNUD
Compartilhe

Aprimorar estruturas e edificações dos ambientes onde se realizam as audiências de custódia e seus serviços relacionados, a partir de uma arquitetura humanizada, funcional e em conformidade com os padrões mais avançados. Esse é o objetivo do Manual de Arquitetura Judiciária para a Audiência de Custódia, que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lança nesta quinta-feira (5/8), às 10h30, em webinário com transmissão pelo canal do CNJ no YouTube.

A publicação é a sexta da coleção Fortalecimento das Audiências de Custódia, produzida pelo programa Fazendo Justiça – uma parceria entre o CNJ e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Publica. O programa busca a superação de desafios estruturais no campo da privação de liberdade e conta com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) nas ações voltadas à temática das audiências de custódia.

A abertura do evento contará com o coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas do CNJ, Luís Lanfredi, e a representante-residente do Escritório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, Katyna Argueta. O diálogo traz ainda Suzann Cordeiro, consultora especialista do UNODC Brasil em arquitetura judiciária; Igo Ribeiro, supervisor das ações de arquitetura do UNODC Brasil; e Mariana Cretton, assistente técnica em arquitetura judiciária da instituição.

Conheça os produtos da coleção Fortalecimento das Audiências de Custódia

Audiências de custódia

Em funcionamento desde 2015, as audiências de custódia consistem na rápida apresentação da pessoa que foi presa a um juiz, que define a medida mais adequada a cada caso segundo a legislação em vigor e avalia, ainda, eventuais ocorrências de tortura ou de maus-tratos.

A realização das audiências de custódia está prevista em pactos e tratados internalizados pelo Brasil, como o Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos e a Convenção Americana de Direitos Humanos, e foi posteriormente confirmada pela Lei 13.964/2019. Sua realização foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao julgar, em 2015, a ADI 5240 e a ADPF 347.

Serviço

Webinário de lançamento do Manual de Arquitetura Judiciária para a Audiência de Custódia
Quando: quinta-feira (5/8), às 10h30
Onde: canal do CNJ no YouTube

Agência CNJ de Notícias