Link CNJ desta quinta (17/6) debate impactos da Imprensa na Justiça criminal

Você está visualizando atualmente Link CNJ desta quinta (17/6) debate impactos da Imprensa na Justiça criminal
Foto: TV Justiça
Compartilhe

O viés da acusação une narrativas da imprensa e da justiça criminal. É o que revela a pesquisa “Mídia, Sistema de Justiça Criminal e Encarceramento: narrativas compartilhadas e influências recíprocas”, que realizou um cruzamento entre notícias e sentenças criminais de 2017 e 2018. O elemento que une os dois tipos de discurso analisados, segundo os pesquisadores, privilegia as vozes das chamadas fontes de acusação, principalmente informações fornecidas pelas polícias.

Em outra análise, foi identificado que em 59% das sentenças uma notícia foi encontrada como fonte de informação na instrução do processo. Em um terço delas, a exibição de um acusado de um crime ou o produto do crime – na televisão, sobretudo – acabou levando a vítima do crime a reconhecer a pessoa como culpada e à abertura de um processo penal com base nesse “reconhecimento”.

Leia também: Viés da acusação une narrativas da imprensa e da justiça criminal, revela pesquisa

Para debater os riscos e impactos desses resultados, que podem até gerar efeitos negativos na presunção da inocência, a revista eletrônica Link CNJ desta quinta-feira (17/6), às 21h, recebe a pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) – que realizou a pesquisa em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – Raquel Cruz Lima e a diretora da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) Kátia Brembatti.

No quadro Uma História, a a juíza Mirza Telma de Oliveira Cunha, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), relembra casos de repercussão, inclusive em âmbito nacional, durante os dez anos em que atuou no Tribunal do Júri. Em um deles, ela se recorda da história de uma criança, que tinha o mesmo nome do pai, condenado por matar a mãe. O homem ficou conhecido em Manaus como “monstro” e o adjetivo negativo impactou diretamente a criança. Inclusive os casos envolvendo menores são os que mais marcaram a juíza do Amazonas.

E ainda tem o giro com as notícias mais importantes que estão rolando nos tribunais e nas redes sociais. O Link CNJ é exibido toda quinta-feira, às 21h, pela TV Justiça, com reprises nas sextas (7h), sábado (12h), domingo (14h) e terça-feira (7h30).

Acesse aqui para saber como sintonizar a TV Justiça na sua cidade

Ficha Técnica

Link CNJ na TV Justiça
Toda quinta-feira, às 21h

Direção: Betânia Victor Veiga

Equipe CNJ:
André Mota
Daniel Noronha
David Dantas
Gilberto Costa
Hudson Cerqueira
Jônathas Seixas
Jhonatan Alves
Juliana Freitas
Juliana Neiva
Luis Marcos
Marcelo Silva
Ricardo da Costa
Thaís Cieglinski

Produção: Lívia Faria
Apresentação: Karla Lucena
Edição de imagens: Rafael Pinheiro
Edição de texto: Karla Lucena
Cabelo e maquiagem: Kelen Rosa
Figurino: Talitha Oliveira
Operador de câmera: Elias Cardoso e Emerson Soares
Diretor de imagem: Éster Domingos
Operador de áudio: Jabes Junior
Operador de teleprompter: Wendel Pereira
Operador de VT: Suzi Orsi
Núcleo de programação: Rosa Wasem
Núcleo técnico: Fábio Guedes
Núcleo de produção de programas: Flávia Soledade
Supervisão: Coordenadoria de Gestão da TV e Rádio Justiça / Secretaria de Comunicação Social STF

Agência CNJ de Notícias

Reveja a edição no canal do CNJ no YouTube