Justiça do TO elege Mesa Diretora composta apenas por magistradas pela 1ª vez

Você está visualizando atualmente Justiça do TO elege Mesa Diretora composta apenas por magistradas pela 1ª vez
Mesa Diretora eleita no TJTO - Foto: Elias Oliveira e Rondinelli Ribeiro/Comunicação TJTO
Compartilhe

Pela primeira vez em mais de três décadas de existência, o Poder Judiciário do Estado do Tocantins passará a ser comandado por mulheres eleitas aos principais cargos da mesa diretora do Tribunal de Justiça (TJTO) para o biênio 2023/ 2025, em sessão extraordinária do Tribunal Pleno, na manhã desta terça-feira (4/10), conduzida pelo presidente, o desembargador João Rigo Guimarães.

O momento histórico para o Estado, que completa 34 anos nesta quarta-feira (5/10), passa a vigorar a partir de fevereiro de 2023, quando ocorre a posse da mesa. Todos os cargos foram definidos de forma unânime ou por aclamação. Atual corregedora-geral de Justiça do Estado, a desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe foi eleita presidente do TJTO nesta manhã.  Como vice-presidente foi eleita a desembargadora Ângela Prudente. Já a magistrada Maysa Vendramini Rosal será a próxima corregedora-geral da Justiça do Estado. E a desembargadora Jacqueline Adorno, vice-corregedora.

Valorização da pessoa humana

Em seu pronunciamento, a presidente eleita agradeceu a confiança dos pares “pela nobre missão de presidir o TJTO”, e afirmou que os próximos meses serão de planejamento e que conta com a colaboração de todos. “Vivenciamos uma intensa transformação tecnológica, mas não podemos esquecer que a verdadeira vocação do Poder Judiciário não é só a aplicação das leis, mas, acima de tudo, é a de garantir que nossas ações passem pela dimensão do cuidado, da dignidade e valorização da pessoa humana, do resgate da cidadania e da promoção da paz social”, afirmou a presidente eleita do TJTO em seu pronunciamento.

Em seguida, a magistrada apresentou ao Pleno o relatório de transição de sua gestão na Corregedoria-Geral de Justiça. O material foi entregue a sua substituta. “Trarei a experiência de dois anos de Corregedoria, quando pude ampliar o conhecimento do Judiciário. Com este time de mulheres, vamos fazer uma gestão muito bonita e de excelência.”

Fonte: TJTO