Justiça Federal mineira recebe presidente do STF em lançamento de cartilha sobre equidade racial

Você está visualizando atualmente Justiça Federal mineira recebe presidente do STF em lançamento de cartilha sobre equidade racial
Compartilhe

Na tarde da última segunda-feira (27/11), a presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargadora federal Mônica Sifuentes, recebeu o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no espaço iluMinas, o laboratório de inovação da corte. Na ocasião, outras autoridades do Judiciário local participaram do encontro, em que foram discutidos temas variados, como o 1º Exame Nacional da Magistratura, uma inovação proposta pelo CNJ para 2024.

Na ocasião, a presidente do TRF6 estava acompanhada das seguintes autoridades: desembargador Ricardo Mohallem, presidente do TRT3 (Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região); desembargador José Arthur Pereira Filho, presidente do TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais); desembargador Octavio Boccalini, presidente do TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais); e o desembargador Fernando José Ribeiro, representante do TJMMG (Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais).

Posteriormente, todas as autoridades se dirigiram ao auditório do TRF6, onde houve o lançamento de uma cartilha institucional sobre equidade racial, a qual foi distribuída para servidores e magistrados.

O evento foi promovido pela Escola de Magistratura do TRF6 e teve transmissão on-line via plataforma Teams. Juízes e desembargadores federais prestigiaram também o lançamento da cartilha.

Mônica Sifuentes abriu a solenidade da Escola de Magistratura ressaltando o compromisso da corte, desde a sua implantação em terras mineiras, com as atuais políticas públicas de equidade social. “Este é um marco importante para nós, e aqui eu reafirmo o nosso compromisso de sempre estarmos atentos a esse tema, que tem sido tão caro para o TRF6.” Por sua vez, o diretor da Escola do TRF6, desembargador federal Grégore Moura, falou da importância de se combater o racismo e a “branquitude acadêmica”. “Vem em boa hora essa cartilha de equidade racial, pois o combate ao racismo estrutural perpassa pela educação das pessoas. Eu brinco que a Escola do Tribunal é o melhor lugar para se trabalhar, porque nós damos presentes, e hoje mais presente é lançado aqui, com a presença do Ministro Barroso.”

Fonte: TRF6