A Escola de Magistratura e Revista do Tribunal Regional Federal da 6.ª Região (TRF-6), em parceria com a Presidência do Tribunal, a Corregedoria Regional da Justiça Federal da 6.ª Região (que propôs a ação educacional), a Direção do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais e a Subseção Judiciária de Manhuaçu, realizou o evento “As Unidades Avançadas de Atendimento (UAAs) e o Tribunal Regional Federal da 6.ª Região”, entre os dias 1.º e 3 de julho de 2025, na Subseção Judiciária de Manhuaçu e nas UAAs de Abre Campo e Carangola. Magistrados, servidores e autoridades debateram o papel das UAAs no fortalecimento do acesso à Justiça na região, reafirmando o modelo como programa estratégico do Tribunal.
A Subseção Judiciária de Manhuaçu também recebeu visita técnica da Corregedoria Regional, como parte do cronograma de correições nas subseções da Zona da Mata, bem como as UAAs de Abre Campo e Carangola. O evento destacou boas práticas, desafios operacionais e iniciativas para o aprimoramento dos serviços judiciários, reforçando o compromisso da Justiça Federal com a interiorização e a eficiência na prestação jurisdicional.
Na noite de terça-feira (1.º/7), após a visita técnica à UAA de Abre Campo, foi realizada a solenidade de inauguração do Auditório Ministro Vitor Nunes Leal, na sede da Subseção Judiciária de Manhuaçu, ampliando sua capacidade de atuação institucional e de realização de eventos jurídicos e administrativos na região.
A cerimônia marcou o descerramento da placa que homenageia o jurista mineiro Vitor Nunes Leal, reconhecido por sua atuação destacada no Supremo Tribunal Federal (STF) e sua contribuição ao fortalecimento do Direito e das instituições democráticas brasileiras. Durante a solenidade, foi enfatizada a relevância da trajetória do homenageado, cuja atuação firme e ética no Judiciário deixou um legado duradouro para o país. A escolha de seu nome para batizar o novo espaço reafirma o compromisso da Justiça Federal com a preservação da memória institucional e com a promoção dos valores democráticos.
A agenda científica do evento foi realizada no dia 2 de julho, com inúmeras palestras de desembargadores e juízes federais, como a representante do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), juíza federal Gabriela Pietsch Serafin, além de servidores da Justiça Federal. Também estiveram presentes autoridades do Poder Judiciário, entre elas o presidente em exercício e corregedor do Tribunal Regional Federal da 6.ª Região (TRF-6), desembargador federal Ricardo Rabelo; o vice-diretor da Escola de Magistratura e Revista do TRF-6, desembargador federal Lincoln Rodrigues de Faria; o diretor do foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, juiz federal José Carlos Machado Júnior; o secretário-geral da Presidência, juiz federal Antônio Francisco do Nascimento; a secretária-geral da Escola de Magistratura, juíza federal Ariane da Silva Oliveira; o juiz auxiliar da Corregedoria Regional e ex-diretor da Subseção Judiciária de Manhuaçu, juiz federal Lucílio Linhares Perdigão de Morais; e o diretor da Subseção Judiciária de Manhuaçu, juiz federal Cristiano Mauro da Silva. A programação do dia foi concluída com a visita técnica à UAA de Carangola.
Também participaram do evento os desembargadores federais do TRF-6, André Prado de Vasconcelos, Luciana Pinheiro Costa e Marcelo Dolzany, além de inúmeros juízes federais, servidores e autoridades locais.
O encerramento do evento ocorreu no dia 3 de julho com a visita técnica à Fazenda Ninho da Águia, no Município de Alto Caparaó, onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o modelo de produção de café com observância das diretrizes socioambientais.
Bastante elogiado pela relevância da temática proposta, primorosa organização e acerto da metodologia adotada — com painéis dinâmicos, rodas de conversa e exposições objetivas —, o evento se insere na política do Tribunal Regional Federal da 6.ª Região de buscar o constante aprimoramento e valorização do quadro de magistrados e servidores para concretizar a missão de levar aos cidadãos mineiros uma Justiça célere e de qualidade.