Justiça Eleitoral pernambucana amplia projeto Eleições Acessíveis

Você está visualizando atualmente Justiça Eleitoral pernambucana amplia projeto Eleições Acessíveis
Foto: TRE-PE
Compartilhe

A partir desta quinta-feira (15/09) será possível reservar, por meio de WhatsApp, uma vaga no projeto Eleições Acessíveis, resultado de uma parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) e Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) do estado. O convênio de cooperação técnica entre os dois órgãos foi assinado pelo desembargador André Guimarães, presidente do TRE-PE, e Edilázio Wanderley Filho, titular da pasta estadual. O vice-presidente Humberto Vasconcelos e o diretor geral do TRE, Orson Lemos, também participaram da cerimônia, ao lado da desembargadora eleitoral Virgínia Gondim, presidente da Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade (CMA) do tribunal.

O projeto Eleições Acessíveis foi criado nas eleições municipais de 2020, em uma iniciativa pioneira do TRE-PE e volta este ano com capacidade ampliada. “Oferecer transporte para as pessoas com deficiência é um passo a mais na busca da democracia inclusiva, ultrapassando uma barreira, que é a locomoção e assegurando o direito ao voto para todos”, ressaltou a presidente da CMA. O serviço é gratuito e está disponível para pessoas com todos os tipos de deficiência, seja de mobilidade ou sensorial. A secretaria estadual fica responsável pela cessão de veículos adaptados para o transporte dos eleitores. Ao TRE-PE cabe informar os roteiros para as residências dos eleitores e seus locais de votação.

Para ter acesso ao transporte é preciso realizar a reserva da vaga por meio do WhatsApp (81) 3194-9275. No primeiro ano, Eleições Acessíveis atendeu 100 eleitores, em quatro municípios, usando 10 veículos adaptados.

Fonte: TRE-PE

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais