Justiça Eleitoral do MT leva serviços para povos indígenas bakairi e xavante

Você está visualizando atualmente Justiça Eleitoral do MT leva serviços para povos indígenas bakairi e xavante
Foto: Agência Brasil
Compartilhe

Com previsão de 500 atendimentos, a 57ª Zona Eleitoral de Mato Grosso, com sede em Paranatinga, realizará um mutirão em aldeias indígenas das etnias bakairi e xavante. Os serviços serão oferecidos nos dias 11 e 12 de março e nos dias 14 e 15 de março, das 8h às 16h.

A primeira a receber a equipe do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) será a aldeia Kura, no dia 11 de março, cujos atendimentos ocorrerão na Escola José Pires Uluko. No dia 12, serão contemplados eleitores e eleitoras da aldeia Atura, com atendimentos sendo realizados na Escola Otávio Kurewe. Em ambas, a etnia residente é a bakairi.

Em seguida, o mutirão será realizado na Escola Municipal Indígena Ceremece Cerepse, localizada no Parque Indígena Marechal Rondon, no dia 14 de março. Já no dia 15, os atendimentos ocorrerão na Escola Municipal Indígena Novo Progresso, que fica na aldeia de mesmo nome. Em ambas, a etnia residente é a xavante. 380 km

O horário será sempre o mesmo, das 8h às 16h. A previsão é que sejam atendidas cerca de 500 pessoas, uma média de 100 por dia. A 57ª Zona Eleitoral também prevê pelo menos 40 novos alistamentos (confecção do 1º título).

O mutirão também visa ampliar a coleta biométrica. O procedimento teve início no município de Paranatinga em 2019,  mas foi suspenso no período da pandemia, tendo retornado em 2023. Dessa forma, 60% do eleitorado local está com o cadastro biométrico pendente.

A iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Paranatinga, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, que fornecerá transporte entre as aldeias e o local do mutirão, e também da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Fonte: TRE-MT

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais