Justiça do Trabalho maranhense inicia ação para consumo consciente da água

Você está visualizando atualmente Justiça do Trabalho maranhense inicia ação para consumo consciente da água
Compartilhe

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado na última sexta-feira (22/3), o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA) inicia a campanha anual de incentivo ao consumo consciente da água, observando a necessidade de economizar esse importante recurso para a vida humana e o meio ambiente. A iniciativa é coordenada pelo Setor de Gestão Socioambiental, e possui o tema “Consumo consciente, água preservada: sua contribuição faz a diferença!”.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 22 de março do ano de 1992, visando não somente evidenciar a importância da água para a sobrevivência humana, como também promover uma ampla reflexão sobre o uso adequado, sua preservação e conservação.

De acordo com a chefe do Setor de Gestão Socioambiental, Claudene do Socorro Campos, a ação tem como objetivo principal sensibilizar o público interno do Tribunal para mudanças de atitudes que contribuem na promoção de um ambiente mais sustentável, e que iniciam no âmbito do Tribunal e podem refletir nas ações externas. “Precisamos garantir a sustentabilidade na gestão das águas, a longo prazo, como um recurso finito e essencial para a sobrevivência humana e de outros seres vivos, garantindo que haja acesso suficiente para as gerações futuras, além de ser um dos principais cuidados para a preservação do meio ambiente, através da adoção de práticas conscientes. Dando nossa contribuição, faremos a diferença”, disse.

A ação está alinhada ao Plano de Logística Sustentável (PLS) do TRT-16, instituído em cumprimento à Resolução do CNJ 201/2015 e atualmente regulamentado pela Resolução CNJ 400/2021, que busca construir um novo modelo de cultura institucional que visa inserir critérios de sustentabilidade às atividades da instituição, sob as óticas econômica, ambiental e social. O plano também é voltado ao consumo consciente e eficiente de recursos naturais, insumos e serviços públicos, para o aperfeiçoamento contínuo na qualidade dos gastos públicos.

Além disso, a campanha também faz alusão ao cumprimento da Meta 06 (ODS), Meta 12 (ODS 12) e da Meta 14 (ODS 14) da Agenda 2030 da ONU, que visa a assegurar água potável e saneamento, padrões de produção e de consumo sustentáveis, e conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos.

Este ano, o tema escolhido para o desenvolvimento das atividades gerais do TRT-16, no âmbito da Educação Socioambiental, é “Semeando juntos: Compromisso com o futuro sustentável!”, que faz referência ao trabalho em conjunto de integrantes da magistratura, corpo funcional, terceirizados e terceirizadas, estagiários e estagiárias, para a adoção de práticas sustentáveis.

Fonte: TRT16

Macrodesafio - Promoção da Sustentabilidade