Justiça do Trabalho do RJ implementa tecnologia para automação dos processos

Você está visualizando atualmente Justiça do Trabalho do RJ implementa tecnologia para automação dos processos
Compartilhe

Em reunião realizada na última terça-feira (8/9), foi dado mais um passo rumo à implantação da tecnologia RPA no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1), com jurisdição no Rio de Janeiro. A Robotic Process Automation (ou RPA) consiste no uso de robôs para automação de processos rotineiros e repetitivos. Durante a reunião, foi feita uma apresentação de como a ferramenta pode ser utilizada no sistema de gestão de materiais e patrimônio do Regional.

O uso de robôs aumenta a velocidade de execução dos processos e elimina o risco de falhas. De acordo com a Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal, a ideia de usar a ferramenta no TRT1 como aliada na realização de tarefas rotineiras – quando isso é possível – surgiu no final de 2019, considerando as restrições orçamentárias impostas pela Emenda Constitucional (EC) nº 95/2016 e a redução do quadro de servidores do Regional, ocasionada pela não reposição de aposentados.

A robotização poderá ser usada nas áreas administrativa e judiciária. A aplicação de RPA permitirá concentrar os esforços da força de trabalho do TRT1 em tarefas mais elaboradas, que exijam análises e tomadas de decisão. O objetivo final é que isso se traduza em mais celeridade e eficiência no desenvolvimento dos trabalhos.

Fonte: TRT1